A Kelme é uma empresa espanhola fundada em 1977 pelos irmãos Diego e José Quiles. Sua sede está localizada em Elche. Em seus 40 anos de história, a companhia atuou pouco pelo Brasil e muito por isso não é conhecida pelo povo tupiniquim, embora já tenha confeccionado a camisa de clubes gigantes do velho continente.
Sua produção se iniciou com calçados esportivos, ampliando, posteriormente, para o futebol, futsal, basquete, vôlei e ciclismo, onde, inclusive, criou sua própria equipe – que leva o mesmo nome da empresa.
Pelo esporte bretão tem uma vasta história, cujo auge se deu nos anos 90, onde times como: Lanús-ARG, Cobreloa-CHI, Málaga-ESP, Torino-ITA, Villarreal-ESP e até mesmo o todo poderoso Real Madrid chegaram a vestir Kelme. Jogadores como David James, Josemi e principalmente Dani Guiza, foram as caras da marca até meados dos anos 2000.
Seedorf vestindo o uniforme da marca.
No começo deste século a companhia passou por grandes dificuldades, chegando a dever 32 milhões de euros. A Kelme começou a receber subsídio da Generalitat Valenciana, que é uma estatal de um governo autônomo quase nos mesmos moldes da Catalunha. A empresa foi adquirida por completo alguns anos depois.
Atualmente, a Kelme patrocina poucos times. Entre os conhecidos apenas o Rayo Vallecano e, claro, o Elche.
Confira alguns trabalhos da marca:
Rayo Vallecano – ESP (camisa atual)
Ponte Preta – BR
Torino – ITA
Lanus – ARG
Cobreloa – CHI
Málaga – ESP
Elche – ESP (camisa atual)
Villareal – ESP