Olhar 4-3-3: Marcus Thuram
17 de janeiro de 2020
Categoria: 4-3-3

 

Lilian Thuram foi um dos melhores defensores da sua época, excelente nos mais diversos aspectos do jogo, desde a sua técnica até o seu físico. O francês foi muito vencedor, tanto por clubes, jogando em gigantes como Juventus e Barcelona, como também pela seleção, tendo sido importante na conquista da Copa do Mundo de 1998. Mas Thuram já se aposentou há alguns anos, desde 2008 para ser mais preciso. O tempo passou e agora ele vê seus dois filhos continuarem a escrever o nome da família Thuram no futebol. Khéphren Thuram, seu filho mais novo, joga no Nice como meio campista. E o seu filho mais velho, Marcus Thuram, atua como atacante do Borussia Monchengladbach e é o destaque desse Olhar 4-3-3.

Marcus Thuram nasceu em Parma, no dia 6 de agosto de 1997, mas tem nacionalidade francesa. Ele é um atacante de 1,92 metro capaz de jogar tanto pelos lados como pelo centro do campo.  Thuram foi revelado pelo Sochaux, estreando pela equipe principal no dia 20 de março de 2015, em jogo válido pela Ligue 2, a segunda divisão francesa, onde sua equipe venceu o Olivier Echouafni por 3×0. Foram 43 jogos pelo Sochaux e um gol marcado. Em 2017 ele foi vendido para o Guingamp por €600 mil e permaneceu na equipe francesa por duas temporadas. Em 2017/2018 fez 34 jogos, marcou 4 gols e realizou 3 assistências e na temporada passada marcou  13 gols, nove deles tendo sido marcados na Ligue 1, e deu uma assistência em 38 jogos.

Foi uma ótima temporada para Thuram que terminou a Ligue 1 com a mesma quantidade de gols que Fekir e apenas um a menos que Depay. Seu desempenho chamou a atenção do Borussia Monchengladbach que desembolsou €9 milhões para leva-lo para a Alemanha. Os potros iniciaram a temporada sob o comando de um novo técnico, o alemão Marco Rose, que veio do RB Salzburg, e Thuram está sendo peça fundamental das estratégias utilizadas pelo novo treinador. O atacante francês disputou todos os 18 jogos da atual Bundesliga, sendo titular em 16 deles. Seja no 4-2-3-1, aberto pela ponta, ou no 4-3-1-2, como um dos dois atacantes, Thuram vem sendo um dos principais jogadores da equipe.

Thuram tem 1,92 de altura, é um jogador que tem muita velocidade, força física e capacidade de drible, além de ser um ótimo finalizador visto que dos 30 chutes realizados por ele nessa Bundesliga 21 acertaram o alvo e 6 terminaram em gol, o que aliado ao seu xG (gols esperados) de 6.30 mostra que ele é ótimo em definir suas jogadas. Mas sua versatilidade, podendo jogar em diversos setores do ataque, faz dele também um excelente criador de chances para os companheiros, principalmente carregando a bola e passando pelos adversários através de drible, velocidade e mudança de ritmo. Já são 5 passes para gol no Campeonato Alemão que, analisado junto com seu xA (assistências esperadas) de 4.55, mostra sua capacidade de não apenas encontrar seus companheiros de time em ótimas situações, mas também de criar essas situações e conseguir realizar o passe para gol. Sua força, velocidade e altura o ajudam, mas ainda mais sua habilidade e capacidade de saber quando mudar de ritmo nas corridas o torna tão difícil de ser marcado.

O poder ofensivo de Thuram vem chamando atenção (Foto por: Lars Baron/Getty Images)

E essas características o tornam crucial para o sistema de alta pressão que Marco Rose gosta de utilizar para recuperar a bola, seja ajudando defensivamente pressionando o adversário, ou sendo lançado em velocidade após a recuperação da posse. Thuram lidera atualmente a equipe em números de gols e assistências e é um dos melhores jovens da atual Bundesliga. O que ele vem mostrando nessa temporada permite ver o quão talentoso ele é e que ele pode tornar-se um grande atacante no futuro.

FICHA TÉCNICA

Nome: Marcus Lilian Thuram-Ulien

Data de nascimento: 06/08/1997

Altura: 1,92m

Nacionalidade: França

Pé preferido: Direito

Posição: Ponta direito, ponta esquerdo, segundo atacante e centro avante

Clube atual: Borussia Monchengladbach

Principais atributos: Drible, velocidade, ritmo, finalização, passe, capacidade aérea

Postado por Wallas Vieira Técnico em Edificações, cursando Administração. Torcedor de Flamengo e Liverpool. Fã da intensa Premier League e do tático campeonato italiano. Gosta de táticas, crônicas e número sobre o futebol.