Longe dos Holofotes #31 – Alex Negueba
23 de dezembro de 2021

Alex Negueba é mais um dos jovens brasileiros que vive o sonho de jogar futebol profissionalmente, e logo no início da carreira já atua em um país do “Lado B” europeu. Com apenas 20 anos, o atacante é jogador do Hegelmann, time da Lituânia, e já tem muitas histórias para contar.

Natural do Mato Grosso do Sul, começou a carreira na base do Avaí, em 2015, mas mesmo conquistando a Copa Avaí no mesmo ano acabou não tendo muitas oportunidades e se mudou para Cuiabá no ano seguinte, para morar com a mãe. A partir daí, viveu uma grande história de vida:

“Recebi uma proposta pra jogar na Portuguesa Santista, em Santos. Naquele momento, estava sem dinheiro e resolvi ir nas ruas para pedir ajuda em mercados e padaria, e consegui arrecadar o valor da passagem para realizar meu sonho.” 

Um desafio e tanto para um jovem sonhador, que com muito talento e esforço conseguiu uma chance no Santos, para fazer parte do time Sub-20 do Peixe, onde ficou até o meio de 2021. Apareceu a oportunidade de ir para a Lituânia, atuar no time principal do Hegelmann, e enxergando uma oportunidade para amadurecer e se desenvolver profissionalmente, não titubeou e aceitou prontamente.

Alex atuando pelo Hegelmann

A maior dificuldade nesses primeiros meses de adaptação, segundo Alex, é o idioma, que é muito diferente do português, mas no restante ele tem conseguido “tirar de letra”. Além disso, ele é o único brasileiro do elenco, mas como convive com vários espanhóis, consegue se relacionar com mais facilidade, descontrair e viver um dia a dia leve.

Tendo como ídolos Romário e Neymar, diz que se espelha muito no estilo de jogo de Ronaldo e Adriano, pois algumas de suas características principais são a força e o drible. Seus grandes incentivadores na carreira foram seus irmãos, sua mãe e seu treinador da escolinha em Cuiabá, conhecido como Profeta.

Como todo atleta, um dos sonhos de Alex é chegar à Seleção Brasileira, além de jogar a Champions League, sonho que pode estar mais próximo de realizar pelo fato de já jogar no continente europeu. Além disso, ele externou outra meta em sua carreira:

“Ser um exemplo de profissional e espelho para as crianças que estão iniciando.”

Por ter muita velocidade e gostar de ter a bola no pé, vem se destacando no futebol mais lento e pensado que é praticado no país báltico, segundo análise do próprio Alex. Por lá, o calendário futebolístico é anual, assim como o brasileiro, então o ‘Lituanão’ 2021 já terminou. O Hegelmann terminou em 5º lugar, não alcançou o principal objetivo que era chegar a uma competição europeia, mas conseguiu se manter na primeira divisão para a próxima temporada.

Sobre seu futuro, Negueba faz suspense e não revela se continuará no Hegelmann em 2022, está curtindo férias no Brasil e “não há muito o que dizer”.

Um atacante brasileiro, rápido e incisivo e que começa bem sua caminhada na Europa, quer ser exemplo para os mais jovens e chegar à Seleção Brasileira. Essa é a história de Alex Negueba, mais um dos brasileiros Longe Dos Holofotes!

Acompanhe o jogador em sua rede social clicando aqui!

Postado por Leonardo Tudela Del Mastre Natural de Sorocaba-SP, amante do futebol do interior paulista e torcedor de São Bento e Corinthians. Além do amor pelo interior, viciado no futebol como um todo. Formado em Processos Gerenciais pelo IFRS.