Haaland ou Mbappé: quem teve o melhor início de carreira?
26 de junho de 2020
Categoria: 4-3-3

(Foto por Alex Grimm/Getty Images)

 

De tempos em tempos, o mundo se depara com uma nova promessa capaz de chamar a atenção dos fãs do futebol. Quantos jogadores já não foram chamados de “novo Ronaldo Fenômeno”, “novo Messi”, “novo Zidane”. Analistas e torcedores acompanham torneios de categorias de base, apenas esperando o momento de um novo craque aparecer.

E eles aparecem. Nos últimos anos vimos o surgimento de dois jovens: Kylian Mbappé e Erling Haaland — o último, deu seu cartão de visitas há pouco, marcando gol atrás de gol e chamando atenção dos grandes clubes. Nos programas esportivos já se vê o debate sobre quem teve o início mais fulgurante: Mbappé ou Haaland?

Kylian é mais velho, nasceu em 1998, tem 21 anos. Haaland é de 2000, ainda com 19 anos. Portanto, para toda análise daqui pra frente, é importante ressaltar que a amostra do francês é maior. Dito isso, vamos aos números frios:

Infográfico de comparação dos números dos dois atletas (Lucas Basilio)

Olhando para os números é possível notar certo equilíbrio. É nítido ver que os dois marcam muitos gols e oferecem uma média alta de gols por minuto. Mas também há as diferenças: Mbappé é mais móvel, pode jogar fazendo diversas funções no ataque. Uma estatística que prova isso é o número de assistências. A joia do PSG faz muitos gols, mas também assiste muito para que seus companheiros também marquem. Enquanto isso, Haaland é um centroavante com características mais caricatas, joga em função da bola final. Ainda sim, não se engane, o norueguês tem boa mobilidade, mesmo com seus 1,94m de altura. É comum vê-lo ganhando dos zagueiros na velocidade e no contato físico. A questão aqui é que Mbappé é mais completo e pode oferecer mais opções aos seus treinadores no momento da escalação — o que em nada diminui a qualidade de Haaland.

Outro fator é que, como já disse, a amostra do francês é maior, inclusive quando o assunto é seleção. Mbappé foi Campeão do Mundo sendo destaque da França na Copa do Mundo da Rússia, em 2018. Hoje, é titular incontestável de um plantel que conta com inúmeros jogadores qualificados. Haaland iniciou recentemente sua caminhada pela seleção principal da Noruega, tem apenas dois jogos, que se refletidos em minutos, não fecham uma partida completa. Mas quem não se lembra dessa manchete: ”Com NOVE gols de joia, Noruega atropela Honduras no Mundial sub-20”? Sim, aos 18 anos Erling marcou 9 gols em uma única partida, obtendo um novo recorde na categoria em questão. Eu diria que ali o mundo começou a olhar com mais atenção para a promessa norueguesa. Agora é esperar pra ver até onde pode ir defendendo o plantel principal.

Para finalizar meu argumento, quero enfatizar que não vim aqui para colocar na sua cabeça, caro leitor, que um é melhor do que o outro. Na verdade, ao contrário, trouxe números completos para você mesmo decidir. O que sabemos é que, desde já, ambos já mostraram uma capacidade extraclasse e que o futuro é promissor.

Avatar
Postado por Lucas Basílio Estudante de jornalismo. Em busca de contar histórias, principalmente aquelas que envolvem o futebol. Fã de Pep Guardiola e de uma boa saída de bola.