GUIA DOS ESTADUAIS – Campeonato Cearense
28 de janeiro de 2013
Categoria: 4-3-3

O Campeonato Cearense é realizado desde 1915, indo para sua 103ª edição neste ano. O primeiro campeão foi o Ceará, que também é o maior vencedor, com 43 títulos. O Fortaleza, maior rival do Vovô, é o atual campeão e vem logo atrás no ranking, com 41 conquistas.

O Fortaleza venceu os dois últimos campeonatos, quebrando uma sequência de quatro conquistas consecutivas do seu rival. Em 2016, disputou a final contra o Uniclinic, e em 2015 venceu o próprio Ceará. A única vez que o título não ficou com clubes de Fortaleza foi em 1992, quando o Icasa EC, de Juazeiro do Norte se sagrou campeão.

De 2001 pra cá, o Fortaleza diminuiu bastante a diferença para o Ceará no número de títulos, buscando a hegemonia estadual, vencendo dez títulos, contra seis do rival.

Em 2017, os participantes do torneio são: Ceará, Ferroviário, Fortaleza, Guarani de Juazeiro, Guarany de Sobral, Horizonte, Itapipoca, Maranguape, Tiradentes e Uniclinic.

O campeonato já começou, como vários do Nordeste, e já foram disputadas três rodadas (até 28/01). O sistema de disputa será por pontos corridos na primeira fase, em que todos os times se enfrentam em turno único. Os oito primeiros, se classificam para o mata-mata, enquanto os dois últimos são rebaixados. Nas quartas de final, jogos de ida e volta, mas nas semifinais e na final, os vencedores serão definidos em “melhor de três”.

Para ver os detalhes de cada equipe participante, clique na imagem abaixo correspondente a cada uma.


















Postado por Leonardo Tudela Del Mastre Natural de Sorocaba-SP, amante do futebol do interior paulista e torcedor de São Bento e Corinthians. Além do amor pelo interior, viciado no futebol como um todo. Formado em Processos Gerenciais pelo IFRS.