Baiano – Vitória
27 de janeiro de 2013
Categoria: 4-3-3

O primeiro clube social nacional ser fundado apenas por brasileiros, esse é o tamanho da tradição do Esporte Clube Vitória, que tem 117 anos de fundação e é o segundo maior vencedor da campeonato estadual com 28 conquistas. Atual campeão baiano, a equipe do Vitória apesar de não ser o maior campeão do estado, é, desde os anos de 90, o time que mais venceu, conquistando quase 70% dos campeonatos disputados, com 17 conquistas em 26 campeonatos e esteve fora da final apenas duas vezes.

Após suar muito para permanecer na primeira divisão nacional, o Vitória começou a temporada chamando atenção pelas suas negociações, a saída do seu grande destaque Marinho e principalmente as contratações para o setor de criação, com a chegada de Dátolo, Cleiton Xavier, Gabriel Xavier e Pisculichi.

Pisculichi foi um dos principais reforços do Rubro-Negro (Foto: Reprodução/EC Vitória)

Com essas contratações o Vitória espera melhorar o desempenho no brasileiro e entrosar o elenco durante o Campeonato Baiano e a Copa do Nordeste por isso o jogo amistoso contra o Atlântico a equipe preocupou um pouco o seu torcedor por ter demorado a conseguir o resultado. A equipe base do Vitória, treinada por Argel Fucks pode variar de 4-4-2 para 4-2-3-1 com: Fernando Miguel; Norberto, Alan Costa, Fred e Geferson; Willian Farias, Uillian Correia, Cleiton Xavier e Pisculichi; David e Kieza.

Na década passada, o domínio do Leão no estadual foi gigantesco, conquistando dois tetracampeonatos consecutivos, entre 2002 e 2005, e depois de 2007 a 2010. O clube já conquistou a Copa do Nordeste por cinco vezes, sendo um dos principais vencedores, e com a última conquista acontecendo em 2010. No Brasileirão, a melhor participação aconteceu em 1993, quando foi derrotado pelo Palmeiras na final. Aquele time do rubro-negro baiano contava com grandes nomes como Dida, Roberto Cavalo, Paulo Isidoro e Alex Alves, e fez uma campanha muito boa, ficando muito próximo do título nacional. Além do vice-campeonato da Série A, também tem um vice da Série B, conquistado um ano antes, um da Série C, conseguido em 2006, e um da Copa do Brasil, no ano de 2010, quando foi derrotado pelo excepcional Santos de Neymar, Ganso e Robinho na final.

A equipe do Vitória começará a sua caminhada no estadual ao visitar o Juazeirense no Adauto Moraes as 16 horas no domingo dia 29.

Postado por Earvin Caetano 23 anos, baiano de Bom Jesus da Lapa oeste do estado da Bahia, começou a olhar o futebol e refletir sobre ele quando viu que sozinho não ganharia no grito.