VESTINDO O FUTEBOL #14 – Lotto
16 de maio de 2019
Categoria: 4-3-3

A Lotto é uma empresa relativamente nova, se comparada com algumas outras das quais já falamos sobre por aqui (algumas que inclusive já até faliram), a companhia foi fundada pela família Caberlotto em 1973 na Itália, mais precisamente em Treviso. Inicialmente, seu logo original remontava a junção de uma quadra de tênis com um campo de futebol, um sobrepondo o outro, curioso.

Primeiramente a marca começou a se destacar no tênis, apoiando nomes importantes para a história da modalidade, como John Newcombe (8x campeão de Wimbledon) e Zugarelli (campeão da Copa Davis pela Itália). Os dois usavam produtos da Lotto, isso já na sua década de fundação. Na década seguinte veio a consagração no nosso tão amado esporte. Patrocinando nomes como Dino Zoff, Carlo Ancelotti e Ruud Gullit, foi também o período em que a empresa produziu sua primeira chuteira.

Os anos 90 chegaram e nessa década a marca eternizou uniformes que são icônicos até hoje, como por exemplo o saudoso uniforme do Milan campeão italiano e europeu de 1994, eles estiveram também com o surpreendente terceiro lugar da Croácia de Davon Suker, Boban e Prosinecki, em 1998. Inclusive foi nessa década que a empresa se envolveu em uma polêmica com a Fiorentina, no uniforme feito para a temporada 92/93, um design inovador para a época deu o que falar na imprensa italiana, já que olhando o desenho mais precisamente, se conseguia ver o que aparentava ser uma suástica, a empresa veio a público junto ao clube para pedir desculpa e retirou o uniforme de circulação. Coincidência ou não, neste mesmo ano a Fiorentina foi rebaixada, mesmo com o Batistuta.

arq_122485

O polêmico uniforme.

Após a morte do fundador Caberlotto, a empresa foi adquirida em 1999 por um consórcio de empresários e passou a se chamar Lotto Sport Itália SpA

Posteriormente a marca esteve ligada a nomes como Luca Toni, Cafu, Shevchenko, Camoranesi e Perrota, além de continuar a patrocinar clubes e seleções, como a memorável Costa Rica que chegou as quartas de final na Copa de 2014.  Atualmente, a empresa segue firme e forte, apesar de possuir uma fatia menor de mercado por conta das duas gigantes endinheiradas, a Lotto já não possui mais nenhum clube considerado gigante europeu em seu portofólio, veja algumas peças já produzidas e atuais da marca:

Resultado de imagem para milan lotto

Milan

Resultado de imagem para nedved juventus

Juventus

Imagem relacionada

Croácia

Resultado de imagem para costa rica 2014

Costa Rica

Resultado de imagem para atletico mineiro 2008

Atlético Mineiro, camisa do centenário.

Imagem relacionada

Bahia

Imagem relacionada

Coritiba

Postado por Renan Castro 23 anos, administrador, torcedor do Flamengo, natural de Nova Iguaçu - RJ, fã de aviação e dono de três quadros: Vestindo o Futebol, Ícones Alternativos e Memória FC.