VESTINDO O FUTEBOL #12: Finta
15 de agosto de 2018

 

Adivinha qual foi a primeira marca que vestiu Ronaldo Fenômeno em seu início de carreira?

A Finta teve grandes momentos na década de noventa no país, ganhando uma proporção em grande escala devido ao patrocínio a times como Corinthians, Vasco, Botafogo e Cruzeiro, para quem vê a empresa estampando camisas de times menores, não imagina como era conhecida a companhia alguns anos atrás.

Fundada em 1987, a Finta não demorou para decolar no mercado. Precisou de apenas dois anos para estar na camisa do Vasco, o mesmo Vasco que foi campeão brasileiro de 1989, a empresa dava boas vindas para as concorrentes.

O primeiro grande título.

Em uma crescente imensa, a Finta ganhou o estigma de ser material esportivo de equipes vencedoras. Tanto, que até hoje a frase “Quem vence, usa” é seu slogan oficial. Segue abaixo a lista de maiores títulos vencidos com o logotipo da companhia na camisa dos atletas:

Corinthians: Campeão Brasileiro (1990).

Vasco: Campeão Brasileiro (1989).

Cruzeiro: Bicampeão da Copa Sulamericana (1991/1992), Campeão da Copa do Brasil (1993).

Botafogo: Campeão Brasileiro (1995), Campeão da Série B (2003).

Um dos momentos mais marcantes para o torcedor alvinegro.

Paysandu: Copa dos Campeões (2002), Campeão da Copa Norte (2002) e Campeão da Série B (2001)

Santa Cruz: Bicampeão da Série B (1999/2005).

Paraná, Juventude, América-MG e Botafogo-SP, também foram campeões da Série B com a Finta enquanto Novorizontino e Remo, levaram a terceira divisão com a marca vestindo eles. Houveram também outros inúmeros títulos estaduais pelo Brasil afora, a lista é imensa, 44 estaduais para ser preciso. Eles realmente eram um imã para canecos.

Fora do Brasil também escreveram suas histórias, principalmente pela América Central. No Haiti, patrocinaram todos os clubes da liga nacional no ano de 2007, inclusive a seleção do país. Já na Costa Rica, vestiu o campeão costarriquenho com o Alajuela de San Juan. De quebra, estavam com a seleção de Trinidad Tobago na caminha rumo a Copa de 2006, embora tenha perdido eles para a gigante Adidas, no mundial de 2006.

A seleção do Haiti.

Chegou a existir uma competição criada pela empresa, que teve o nome de Copa Finta. Foi realizada em 2005 na cidade Volta Redonda e contou com a participação do clube da cidade, do Joe Public (de Trinidad Tobago) e Flamengo. O Voltaço acabou vencendo o Flamengo por 1 a 0 e conquistou o título.

Hoje em dia, a Finta se encontra em uma condição muito mais modesta que em seus tempos de ouro, patrocinam clubes da segunda divisão japonesa e outras pequenas agremiações pelo mundo.

Abaixo, alguns dos trabalhos deles:

Resultado de imagem para renofa yamaguchi fc finta

Renofa Yamaguchi FC – JAP

 

Resultado de imagem para ronaldo finta cruzeiro

Ele mesmo, o Fenômeno na época do Cruzeiro.

 

Santa Cruz.

 

Corinthians.

 

Juventude.

Uma das grandes protagonistas dos anos 1990, a Finta tem uma história riquíssima!

Postado por Renan Castro 23 anos, administrador, torcedor do Flamengo, natural de Nova Iguaçu - RJ, fã de aviação e dono de três quadros: Vestindo o Futebol, Ícones Alternativos e Memória FC.