VESTINDO O FUTEBOL #02 – KDY
8 de maio de 2016

 

Grandes empresas nascem, outras grandes morrem, é o ciclo do mercado econômico que não para e por vezes é cruel com algumas companhias.

Foi assim com a Olan, quem tiver entre 40-25 anos ou for amante do futebol sul americano da década de 80 e 90, talvez se lembre dessa marca. A Olan foi uma das principais fornecedoras esportivas de toda argentina por praticamente 20 anos, se consolidando em algumas das camisas mais consagradas de todo o país.

Abaixo algumas camisas que foram produzidas pela companhia argentina durante os anos 80 e 90:

Estudiantes, tradicional e bonita
San Lorenzo do final da década de 80 e começo da década de 90 também vestia Olan
Um tanto mais modesto que os citados, o Talleres também teve suas camisas feitas pela antiga Olan
Como não poderia deixar de ser, o Boca Juniors também aderiu a Olan, essa camisa é da temporada de 1995
Clube que deu a Messi a primeira chance no futebol, o Newells Old Boys também foi um dos patrocinados
A Olan inclusive já vestiu ninguém mais ninguém menos que Diego Armando Maradona. Sim, El Pibe usou a camisa xeneize com o logo da empresa na passagem que teve pelo Boca Juniors, como poderão ver na imagem.
El Pibe vestindo Olan
Entretanto, com o começo do novo século e a globalização cada vez mais iminente, os grandes argentinos acabaram assinando com outras fornecedoras, deve ter pesado o grande poderio financeiro delas, assim como uma série de outros fatores. A Olan acabou perdendo força no cenário esportivo e veio a ser extinta em meados da primeira década dos anos 2000.

Mas, como é conhecido aqui no Brasil, argentino geralmente é dotado de grande raça e perseverança, nos negócios não foi diferente.Em 2007 surge a KDY, nova fornecedora esportiva com o antigo dono da Olan, o empresário Enrique Vilouta. Sua sede atual se encontra na capital do país, Buenos Aires.A KDY desde então ainda vem tapeando diante do panorama argentino, como seu dono já deve ter percebido com a falência da Olan, não tá fácil competir com as grandes fornecedoras globais e continentais. Talvez por isso, a nova empreitada de Enrique vem em uma marcha um tanto lenta para quem um dia já patrocinou o time de Maradona, atualmente a KDY patrocina apenas clubes de série B argentina.

Porém chegaram a ter destaque no continente ao ser (naquela época) o fornecedor esportivo da equipe do Lanús que venceu a copa sulamericana de 2013, por enquanto foi o ápice da empresa que ainda é bastante nova.

Segue abaixo alguns uniformes mais atuais feitos pela companhia:

O Lanús mostrou a KDY ao continente inteiro
Nova camisa do Ferro Carril para a temporada que se inicia
Córdoba apresentando seus novos uniformes, o design me lembra muito o Athetic Bilbao
O que acharam do trabalho da empresa? Deixe sua opinião nos comentários!
Site oficial: http://www.kdyarg.com.ar/
Postado por Renan Castro 23 anos, administrador, torcedor do Flamengo, natural de Nova Iguaçu - RJ, fã de aviação e dono de três quadros: Vestindo o Futebol, Ícones Alternativos e Memória FC.