Qual o problema do Corinthians?
21 de setembro de 2013
Categoria: 4-3-3 e Futebol e Nacional

O que esperar do atual campeão do mundo, que não se desfez de muitas peças e se reforçou? Muitos esperavam um ano bom, com o possível bi da Libertadores, briga por título ou ao menos G4 no brasileirão, e uma campanha aceitável na Copa do Brasil.
Porém, o Corinthians realmente não vem em um ano bom, ainda não conseguiu convencer a fiel torcida, e nem de longe lembra aquele time que venceu tudo em 2012. Ganhou estadual e Recopa, mas nunca provando ser um grande time.

Um dos principais pontos para o sucesso desse time, desde Mano Menezes, era vender pouco e se reforçar bem, mas isso vem mudando. O time ainda vende pouco, mas os reforços não convencem, este ano por exemplo, perdeu Paulinho, melhor do time, e destaque até mesmo na seleção brasileira, e trouxe Ibson e Maldonado, que estavam encostados. Qual o sentido dessas contratações? Jogadores que não convencem a muito tempo.
Trouxe Alexandre Pato, na esperança de ver o Pato de poucos momentos na carreira, e até agora não viu. Pato é apático, parece um jogador mimado, veterano, não ajuda, não participa e esta longe do jogador que Tite gosta, o jogador que ajuda na marcação. O atacante tem pequenos lampejos, mas nada que convença a torcida de que ele pode ser o grande atacante do time. Pato custou demais, e vem jogando de menos, um grande exemplo disso, é que com menos de 40 milhões investidos nele, o Cruzeiro, atual líder do brasileirão, montou seu elenco todo.

Alexandre Pato, dinheiro no lixo?

Outro reforço foi Renato Augusto, que pouco joga devido as lesões, quando jogou empolgou, mas a torcida nao confia nele, justamente pelo fato de estar mais no Dept. médico do que em campo.
A lesão de Guilherme também prejudicou o time, se Guilherme já nao conseguia grande destaque, o time piorou com Ibson.
Um time já manjado, com um esquema sem força ofensiva, os atacantes, são mais laterais, marcam mais do que atacam, o que prejudica e muito o rendimento de Guerrero, que fica isolado na frente. Romarinho e Emerson já não rendem mais, talvez esgotados com a necessidade de correr até o campo de defesa acompanhando o lateral.
Tite tem culpa nisso, está na hora de inovar e renovar. Danilo já não aguenta 90 minutos, e jogos quarta-domingo-quarta, mas Tite ainda mantem-no em campo, parece ter medo de substituir, muitas vezes acabando as partidas com uma ou duas substituições a fazer.
A diretoria contratou jovens como Cleber e Jocinei, mas Tite, não os da chances, parece apegado ao time campeão, parece achar que se ganhou uma vez, ganhará sempre, mas não, é preciso mudar.
Douglas é uma montanha russa, as vezes esta em cima, dando assistências geniais, como no jogo contra o Flamengo, e em outras partidas se esconde, não aparece e poucas chances oferece a Guerrero e Pato.
O time, ainda tem sua grande virtude em partes, uma forte defesa, já que Gil veio para fechar a defesa, e vem jogando muito. Paulo André nao compromete, e com a ajuda dos atacantes e de Ralf, o time sofre poucos gols. Mas, não se ganha se não fizer gols. Um ataque fraquíssimo, segundo pior do brasileirão, com números piores que os de Ponte Preta e Vasco por exemplo, que estão na zona de rebaixamento.
Precisa melhorar, Tite precisa abrir mão de somente marcar, e tentar algo novo, precisa motivar, e acima de tudo, voltar a vencer.
A torcida nunca reclamou de ganhar de 1×0, mas nem isso mais acontece, o time parece apático, sem raça, e se continuar assim, talvez não vá para Libertadores em 2014. O que seria um desastre pelo investimento todo que foi feito.

Números do Corinthians em 2013
55 Jogos
24 Vitórias
21 Empates
10 Derrotas
73 Gols Marcados
36 Gols Sofridos

Será a hora de Tite pedir o boné? Mudar um pouco? Motivar? Qual o problema do Corinthians?

Postado por Andrew Sousa Formando-se em Jornalismo justamente pela paixão pelo esporte, sente enorme prazer em poder escrever sobre o que ama. Apaixonado por um bom domínio e alguns jogadores ruins, vive o futebol desde o primeiro dos seus vinte anos.