Para inglês ver #15 – Artilharia brasileira, gramado em chamas e ataque faminto
8 de novembro de 2017
Categoria: Para inglês ver

 

A semana do futebol inglês foi bastante movimentada. Como você já deve saber, não estamos falando da Premier League. Nas divisões inferiores, teve de tudo (pra variar). O brasileiro Léo Bonatini assumiu a artilharia da Championship, teve gramado pegando fogo e seguranças atrapalhando a festa da própria torcida. Confere tudo aí:

O FUNDO DO POÇO

No último domingo o Middlesbrough recebeu em sua casa o Sunderland no clássico do nordeste da Inglaterra. O time da casa brigava para entrar na zona dos playoffs e os Blackcats estavam na penúltima colocação da tabela. E quem se deu bem foi o Middlesbrough. Com um gol do jovem Marcus Tavernier, de apenas 18 anos, logo no começo do jogo, o Boro venceu os rivais por 1-0.

O Sunderland, que disputou a Premier League na última temporada, agora está na última colocação da tabela. Só venceu uma partida em 16 disputadas nessa Championship e não mostra nenhum sinal de reação.

CLUBE CONTRA TORCIDA

O Bristol City, que temporada passada lutou contra o rebaixamento na Championship, vai fazendo um 2017/18 surpreendente. Nas quartas de final da Copa da Liga Inglesa irá enfrentar o Manchester United em seu estádio e está na quarta colocação na liga, com três vitórias consecutivas.

No último sábado, o adversário foi o Cardiff City, time rival que é do País de Gales. A torcida do Bristol City tinha preparado um mosaico com a bandeira da Inglaterra para esse jogo. Porém, poucas horas antes da partida, os stewards (policiais), a mando do clube, trocaram todas as peças de lugar. No mínimo polêmico.

ARTILHARIA BRASILEIRA

A segunda divisão inglesa tem um novo artilheiro isolado: o brasileiro Léo Bonatini marcou mais dois gols nessa semana, nas vitórias contra o Norwich City e contra o Fulham, ambas por 2-0. Nenhum jogador participou de mais gols nessa edição da Championship. São 10 gols e quatro assistências em 16 jogos. O Wolverhamtpon é o líder com 35 pontos.

QUEDA LIVRE

Com três derrotas seguidas, o Leeds é a decepção na Inglaterra nas últimas rodadas. O clube estava figurando no topo da tabela, brigando pelo acesso, mas agora caiu para a 10ª colocação. A última derrota foi para o Brentford fora de casa por 3-1. O jogo ficou marcado por essa cena protagonizada por Yoann Barbet, do Brentford. Após uma falta cometida em cima de Samuel Sáiz, do Leeds, o espanhol foi pra cima de Barbet, que então brincou com a altura de Sáiz. Veja:

ATAQUE IMPARÁVEL

South Shields e Farsley Celtic se enfrentaram no Mariners Park, casa do South Shields, pela FA Trophy, uma copa nacional que envolve times da 5ª até a 8ª divisão. Logo aos três minutos de jogo o time da casa abriu o placar com um gol do atacante Gavin Cogdon. Parecia que o jogo ia acabar assim mesmo mas, aos 47 do segundo tempo, Ryan Watson do Farsley Celtic marcou um belo gol de fora da área que levou a partida para a prorrogação. Aos dois minutos da prorrogação Robert Briggs marcou para o South Shields com uma bela finalização e Andrew Stephenson aumentou a vantagem para 3-1 dez minutos antes do fim da prorrogação. Porém ainda tinha muita bola pra rolar: dois minutos depois Danny Ellis diminuiu para os visitantes e 17 segundos depois do jogo recomeçar, Luke Parkin empatou para o Farsley Celtic, Mas, para a alegria dos pouco mais de 1,000 torcedores que foram até o Mariners Park, Robert Briggs marcou o seu segundo gol faltando três minutos para o fim da partida, dando a vitória para o South Shields por 4-3.

A última vez que o South Shields não marcou gol em uma partida foi há 372 dias. São 68 jogos consecutivos marcando pelo menos um gol. Desde que Graham Fenton e Lee Picton assumiram o comando técnico do clube, foram 77 jogos, 69 vitórias, 5 empates e apenas 3 derrotas, com 236 gols marcados. Impressionante.

FA CUP

A Copa da Inglaterra chegou na fase onde as equipes profissionais entram na disputa. No último fim de semana foram 80 partidas, com vários confrontos interessantes. Falaremos de alguns.

TÁ PEGANDO FOGO BICHO

O Hyde United, da 8ª divisão, recebeu o MK Dons, da 3ª, em seu estádio. O jogo terminou 4-0 para os visitantes, mas a cena mais marcante aconteceu antes da partida. Um torcedor do MK Dons atirou um sinalizador no gramado, que é de grama sintética, e acabou pegando fogo. O Hyde United já soltou uma nota em que diz que irá cobrar o valor pago na restauração do gramado ao MK Dons.

48 ANOS DEPOIS

Essa fase da FA Cup também ficou marcada pela partida entre Charlton Athletic e Truro City, da 6ª divisão, que acabou 3-1. Foi a primeira vez em 48 anos que um clube da região da Cornualha, no sudoeste da Inglaterra, chegou tão longe na FA Cup. Cerca de mil torcedores do Truro acompanharam a histórica partida no The Valley, estádio do Charlton, em Londres.

UM RAIO NÃO CAI DUAS VEZES NO MESMO LUGAR

A última edição da FA Cup ficou marcada por duas grandes zebras. Sutton United e Lincoln City, que disptavam a 5ª divisão, chegaram até às oitavas e quartas de final, respectivamente, sendo ambos eliminados pelo Arsenal. Mas dessa vez as suas participações na competição acabaram cedo. O Sutton United foi eliminado pelo Cambridge United e o Lincoln perdeu para o AFC Wimbledon, ambos por 1-0.

O AFC Wimbledon despachou o Lincoln City da FA Cup

ENTRADA CRIMINOSA

O Chorley, da 6ª dvisião, ia batendo o Fleetwood, que disputa a 3ª divisão, por 1-0. Aos 15 do segundo tempo, Lewie Coyle, do Fleetwood, foi expulso após essa entrada forte em cima de Jake Cottrell, do Chorley. Acontece que essa expulsão ajudou o time, que melhorou e conseguiu a virada aos 46 do segundo tempo.

GRANDES ZEBRAS

A FA Cup sempre foi marcada pelas suas zebras. E dessa vez não foi diferente: o Oxford City, da 6ª divisão, que bateu o Colchester, da 4ª, fora de casa por 1-0. Outra zebra foi protagonizada pelo Slough Town, da 7ª divisão, que bateu o Gainsborough Trinity, da 6ª, fora de casa por 6-0. Mas a maior surpresa foi a vitória do Boreham Wood, da 5ª divisão, que eliminou o Blackpool, que algumas temporadas atrás disputava a Premier League, pelo placar de 2-1.

O Boreham Wood despachou o Blackpool, da 3ª divisão

PRÓXIMA FASE

A próxima fase da FA Cup já foi sorteada. Dois confrontos chamam a atenção: Quatro divisões sepram o Slough Town, da sétima divisão, e o Rochdale, da 3ª. Já o Hereford, também da 7ª divisão, visita o Fleetwood, da terceira.

TORCIDA DA SEMANA

Mais de 3,000 torcedores do Sheffield Wednesday foram até o Villa Park e viram a vitória do seu time sobre o Aston Villa por 2-1.

GOLAÇO DA SEMANA

Adam Reach, do Sheffield Wednesday, demorou apenas 20 segundos para marcar esse golaço contra o Aston Villa.

TIME DA SEMANA

Time dos melhores jogadores da rodada da EFL (2ª, 3ª e 4ª divisões).

 

JOGADOR DA SEMANA

Leon Clarke, do Sheffield United, marcou os 4 gols da vitória do seu time sobre o Hull City por 4-1.

Action Images/Paul Burrows

Postado por Eduardo Werner De São José dos Pinhais - PR, tenho 18 anos e estudo Relações Internacionais. Sou fã do futebol inglês e escocês, torço para Atlético Paranaense, Manchester United, Celtic e South Shields, da 7ª divisão inglesa