Para inglês ver #43 – Especial Copa do Mundo
12 de junho de 2018
Categoria: Para inglês ver

 

A Inglaterra tem, sem dúvidas, o sistema de divisões inferiores mais competitivo e organizado do mundo. Ao todo são 24 divisões, compostas por cerca de 480 ligas e mais de 7,000 times. Fora de tudo isso ainda existe o gigantesco “Sunday League Football”, equivalente ao nosso futebol de várzea. Pela segunda temporada consecutiva, a segunda divisão inglesa foi a terceira liga europeia que mais levou torcedores aos estádios: foram mais de 11 milhões, uma média de quase 20,500 por partida.

Toda essa organização reflete diretamente no nível do futebol apresentado nas divisões inferiores: dos 28 jogadores da seleção inglesa convocados para a Copa do Mundo, incluindo os cinco que estão na lista de espera, somente três (Eric Dier, Ruben Loftus-Cheek e Marcus Rashford) não jogaram por algum clube de divisão inferior, ou fizeram a sua estreia como profissional na FA Cup ou Copa da Liga.

Ao todo, 34 jogadores de times das divisões inferiores da Inglaterra ou de times que acabaram de ser rebaixados da Premier League foram convocados para a Copa do Mundo. Por isso, resolvemos fazer a nossa convocação, com o 11 titular e o banco de reservas, totalizando 23 jogadores, além do treinador. Vamos lá!

Jack Butland

Goleiro de 25 anos do Stoke City, foi convocado para ser, muito provavelmente, o reserva de Jordan Pickford no gol da Inglaterra. Butland tem vasta experiência na segunda divisão inglesa, já tendo jogado por Birmingham City, Leeds United, Derby County, Barnsley e Cheltenham Town. Butland se tornou titular da meta do Stoke City na temporada 2015-16 e vem se destacando desde então. Mesmo assim, não conseguiu evitar o rebaixamento do clube para a segunda divisão ao final da última temporada. Provavelmente será negociado após a Copa do Mundo.

Butland representou a Inglaterra nos times sub-16, 17, 19, 20, 21. Fez a sua estreia pela seleção principal em 2012 e desde então fez 8 partidas. Participou da EURO 2012, onde, aos 19 anos, se tornou o goleiro mais jovem na história a fazer uma partida pela seleção inglesa. Além disso, também representou a seleção da Grã-Bretanha nas Olimpíadas de Londres, em 2012.

Bryan Oviedo

Lateral-Esquerdo de 28 anos do Sunderland e da seleção costa-riquenha, Oviedo começou a carreira em seu país natal pelo Deportivo Saprissa, antes de ir jogar no futebol dinamarquês. Em 2012 foi comprado pelo Everton, onde ficou até 2017. Está no Sunderland desde então, tendo participado da campanha que acabou com o rebaixamento da equipe para a terceira divisão inglesa.

Oviedo representou a seleção da Costa Rica nos níveis sub-17 e sub-20, tendo conquistado a Copa da CONCACAF sub-17 e chegado nas semifinais da Copa do Mundo sub-20, perdendo para o Brasil. Pela seleção principal, Oviedo já fez 31 partidas desde a sua estreia em 2010.

Ahmed Hegazi

Zagueiro de 27 anos do Egito, Hegazi foi titular do West Bromwich na última temporada, quando o time acabou rebaixado para a Championship. Começou a temporada emprestado pelo Al Ahly, mas teve a sua opção de compra exercida no meio da temporada. Antes de chegar ao Al Ahly, Hegazi passou pelo futebol italiano (Fiorentina e Perugia). Começou a sua carreira no Ismaily SC, de sua cidade natal.

Hegazi representou a seleção egípcia nos níveis sub-20 e sub-23, fazendo a sua estreia pela seleção principal em 2011. Desde então foram 45 partidas, com uma participação na Copa Africana de Nações em 2017.

Pontus Jansson

Zagueiro de 27 anos do Leeds United e da seleção sueca, Jansson começou a sua carreira no Malmö da Suécia. Em 2014 se transferiu para o Torino, onde ficou até 2016, quando foi emprestado para o Leeds. O clube inglês o comprou em 2017 e desde então já foram 76 partidas pelo time, com 6 gols marcados.

Jansson representou a seleção da Suécia nos níveis sub-17, 19 e 21, fazendo a sua estreia pela seleção principal em 2012, participando de 14 partidas desde então. O zagueiro fez parte do elenco da seleção sueca na EURO 2016, mas não saiu do banco em nenhuma partida.

Ahmed Elmohamady

Versátil jogador de 30 anos da seleção egípcia, Elmohamady pode jogar em qualquer posição no lado direito do campo. Tem grande experiência no futebol inglês, tendo jogado na Premier League e na Championship desde 2010 por Sunderland, Hull City e Aston Villa. Na última temporada, ajudou o Villa a chegar na final dos playoffs da Championship, quando perderam o acesso para o Fulham.

Elmohamady jogou algumas vezes pela seleção sub-21 do Egito, porém chamou a atenção muito cedo e fez a sua estreia pela seleção principal aos 20 anos em 2007. Fez 74 partidas pela seleção desde então.

Aron Gunnarsson

Volante de 29 anos da Islândia, seleção estreante em Copas do Mundo, Gunnarsson está na Inglaterra há 10 anos, quando foi contratado pelo Coventry City junto ao AZ Alkmaar. Defende o Cardiff City, recém-promovido para a Premier League, desde 2011. São quase 400 partidas disputadas em solo inglês.

É o capitão da seleção da Islândia, a qual defende desde 2008. São 77 partidas pelo time nacional, tendo participado na campanha histórica na EURO 2016.

Mile Jedinak

Volante de 33 anos da seleção da Austrália, Jedinak está em solo inglês desde 2011, quando foi contratado pelo Crystal Palace após passar alguns anos jogando na Turquia. Em 2016 foi contratado pelo Aston Villa, onde joga desde então.

Jedinak fez a sua estreia pela seleção australiana em 2008. Desde então são 76 partidas pelos Socceroos, com 18 gols marcados

Ki Sung-yueng

Meia central de 29 anos da seleção da Coréia do Sul e do Swansea City, Ki Sung-yueng começou a sua carreira no FC Seoul, em seu país natal. Ficou no Celtic da Escócia entre 2009 e 2012, quando se transferiu para o Swansea City. Está no clube do País de Gales desde então, tendo um pequeno empréstimo ao Sunderland na temporada 2013-14.

Ki Sung-Yueng jogou pelos times sub-17, 20 e 23 da Coréia do Sul. Pela seleção principal, tem vasta experiência: estreou em 2008, já fez mais de 100 jogos e tem duas participações em Copas do Mundo no currículo.

Nacer Chadli

Meia-atacante/ponta-esquerda de 28 anos do West Bromwich e da seleção da Bélgica, Chadli fez boa parte da sua formação por clubes da Holanda, se destacando no Twente, onde jogou entre 2010 e 2013. Em 2013 foi contratado pelo Tottenham, onde ficou até 2016, quando foi comprado pelo West Brom.

Chadli tem cidadania marroquina, o que o fez elegível para ser convocado para um amistoso pela seleção de Marrocos em 2010. Como não foi uma partida competitiva, o meia pode ser convocado pela primeira vez para a seleção da Bélgica, seu país natal, em 2011. Chadli já fez 45 partidas pela seleção, com uma participação em Eurocopa e uma em Copa do Mundo.

Xherdan Shaqiri

Ponta-direita de 26 anos do Stoke City e da seleção da Suíça, Shaqiri nasceu na antiga Iugoslávia onde fica hoje o Kosovo. Sua família, de origem albanesa, emigrou para a Suíça quando Shaqiri tinha apenas 1 ano. Assim, o atacante é elegível para representar três seleções: Suíça, Kosovo e Albânia. Shaqiri entrou no FC Basel com apenas 10 anos e fez a sua estreia em 2009 quando tinha 18. Em 2012 foi comprado pelo Bayern de Munique, onde ficou até 2015, quando foi transferido para a Inter de Milão. Ficou pouco tempo no time italiano e logo foi para o Stoke City, onde está desde então. Com o rebaixamento do time, provavelmente será negociado.

Shaqiri representou a seleção da Suíça nos níveis sub-17, 18, 19 e 21. Fez a sua estreia pela seleção principal em 2010. Desde então foram 69 partidas, 20 gols, uma participação em Eurocopa e uma em Copa do Mundo. Aqui no Brasil em 2014, marcou um hat-trick contra Honduras em Manaus.

Aleksandar Mitrović

Centro-avante de 23 anos do Newcastle e da seleção da Sérvia, Mitrović esteve emprestado ao Fulham na última temporada e foi de extrema importância para a campanha do acesso do time de Londres para a Premier League, marcando 12 gols em 17 partidas. Antes de chegar ao Newcastle, Mitrović passou pelo Anderlecht e pelo futebol sérvio.

Mitrović representou a seleção da Sérvia nos níveis sub-19 e sub-21, fazendo a sua estreia pela seleção principal em 2013. Desde então foram 37 partidas e 16 gols marcados.

ROBERTO MARTÍNEZ

O espanhol, que ficou famoso por seus trabalhos como técnico no Wigan e no Everton, é o atual técnico da seleção da Bélgica. Martínez tem vasta experiência nas divisões inferiores da Inglaterra, tanto como jogador como técnico.

Martínez jogava como volante e começou a sua carreira no Real Zaragoza, onde foi campeão da Copa del Rey. Na Inglaterra, Martínez jogou por 12 temporadas no Wigan, no Walsall, no Swansea e no Chester City, sendo que dessas doze temporadas, uma foi na 2ª divisão, cinco foram na 3ª e seis na 4ª.

Como treinador nas divisões inferiores, Martínez comandou o Swansea por uma temporada na 2ª divisão e uma na 3ª.

O técnico da seleção belga tem grande experiência nas divisões inferiores da Inglaterra

BANCO DE RESERVAS

Łukasz Fabiański (Goleiro da Polônia – Swansea City)
Bartosz Białkowski (Goleiro da Polõnia – Ipswich Town)
Martin Olsson (Lateral-Esquerdo da Suécia – Swansea City)
Henrik Dalsgaard (Lateral-Direito da Dinamarca – Brentford)
Hörður Magnússon (Zagueiro/Lateral-Esquerdo da Islândia – Bristol City)
Ali Gabr (Zagueiro do Egito – West Bromwich)
Romain Saïss (Volante de Marrocos – Wolverhampton Wanderers)
Massimo Luongo (Meia central da Austrália – Queens Park Rangers)
Birkir Bjarnason (Meia central da Islândia – Aston Villa)
Mame Biram Diouf (Atacante de Senegal – Stoke City)
Tim Cahill (Atacante da Austrália – Millwall)
Kamil Grosicki (Ponta-Esquerda da Polônia – Hull City)

BÔNUS – JOGADORES QUE SAÍRAM DO FUNDO DO POÇO

De todos os 736 jogadores que foram convocados pelas 32 seleções para a Copa do Mundo, quatro jogaram em algum momento de suas carreiras por algum time ”non-league”, ou seja, abaixo da 4ª divisão inglesa. Vamos listá-los:

JAMES MEREDITH

Lateral-direito de 30 anos do Millwall e da seleção da Austrália, James Meredith jogou quase toda a sua carreira em clubes das divisões inferiores da Inglaterra. Na temporada 2008-09, o lateral foi emprestado ao Telford United, que na época disputava a 6ª divisão inglesa. Entre 2009 e 2012, Meredith foi jogador do York City, que disputou a 5ª divisão durante todo o seu período no clube.

James Meredith, na esquerda, quando jogava pelo York City

JORDAN PICKFORD

Goleiro de 24 anos do Everton e titular da seleção inglesa, Jordan Pickford começou a sua carreira no Sunderland em 2011. Em 2012 e 2013, o goleiro foi emprestado para o Darlington e para o Alfrenton Town, ambos da 5ª divisão na época.

Jordan Pickford pelo Darlington, da 5ª divisão, em 2012

NICK POPE

Goleiro de 26 anos do Burnley e da seleção inglesa, Nick Pope é, sem dúvidas, o jogador que foi convocado para a Copa do Mundo que tem mais rodagem pelo futebol amador na Inglaterra. Pope começou a jogar futebol no Ipswich Town, mas foi dispensado em 2008 quando tinha apenas 16 anos. Ele então foi para o Bury Town, da 8ª divisão, onde ficou até 2011, quando foi contratado pelo Charlton Athletic. Aí foram uma série de empréstimos para Harrow Borough FC (7ª divisão), Welling United (6ª divisão), Cambridge United (5ª divisão) e Aldershot Town (5ª divisão).  Está no Burnley desde 2016, tendo se destacado na última temporada, o que lhe rendeu uma vaga na Copa do Mundo.

Nick Pope em 2009 pelo Bury Town, da 8ª divisão, quando tinha apenas 17 anos

JAMIE VARDY

Provavelmente o caso mais conhecido de jogador que decolou na pirâmide do futebol inglês, Jamie Vardy foi dispensado do Sheffield Wednesday em 2002 quando tinha 16 anos. O atacante então foi para o Stockbridge Park Steels, onde ficou de 2003 até 2010, jogando a 8ª e a 7ª divisão. Em 2010 foi contratado pelo Halifax Town, da 7ª divisão, onde ficou por uma temporada. Em 2011 se transferiu para o Fleetwood Town, que na época jogava a 5ª divisão. Vardy fez 31 gols em 36 partidas pelo clube, ajudando o clube a conquistar o título e acesso inédito para a 4ª divisão. Após a temporada expressiva, Vardy foi contratado pelo Leicester City. O resto é história…

 

Postado por Eduardo Werner De São José dos Pinhais - PR, tem 17 anos e estuda Relações Internacionais. Fã do futebol inglês e escocês, torce para Atlético Paranaense e Manchester United