Para inglês ver #37 – Festival de golaços, 24 vitórias seguidas e clássico irlandês emocionante
14 de abril de 2018
Categoria: Para inglês ver

Rúben Neves mais uma vez encanta o futebol inglês

Semana cheia no futebol mundial, com jogos decisivos nas competições europeias e sorteios das semifinais da Champions League e da Europa League. Mas aqui no Para Inglês Ver nossas atenções ficam voltadas para tudo o que rolou de melhor nos gramados das divisões inferiores na Inglaterra. Teve golaço decisivo pra tudo quanto é lado, time conseguindo 24 vitórias consecutivas, clássico irlandês sendo decidido aos 54 do segundo tempo, torcida do Newcastle se deliciando com o provável rebaixamento do Sunderland e muito mais! Confira!

ARRANCADA INCRÍVEL

Promovido da 3ª divisão na temporada passada, o Millwall estava fazendo uma temporada regular, sem correr muitos riscos de rebaixamentos e nem de chegar aos playoffs. Só que do começo do ano pra cá o clube de Londres conseguiu uma sequência incrível de 15 jogos sem perder, sendo 10 vitórias e 5 empates. Os Lions agora estão dentro da zona dos playoffs, na 6ª colocação, com dois pontos de vantagem para o Middlesbrough que vem logo atrás.

A vítima do último sábado foi o Bristol City, que também briga por uma vaga nos playoffs, por 2-0. O primeiro gol da partida, marcado por Jed Wallace, foi um golaço! Restam somente 4 rodadas para o fim da temporada regular da Championship, e os quatro adversários do Millwall são concorrentes diretos na parte de cima da tabela: Sheffield United e Middlesbrough fora de casa e Fulham e Aston Villa no The Den, em Londres

ARTILHEIRO DOS GOLS INÚTEIS?

O Norwich City está na 13ª colocação na tabela da Championship e já não briga por mais nada no campeonato, pois não pode chegar nos playoffs e não corre mais risco de rebaixamento. Mas isso não serve de desmotivação para a equipe! No último sábado o Norwich bateu o Aston Villa em casa por 3-1 e o primeiro gol da partida foi esse golaço marcado por Josh Murphy!

GOLAÇO NO CONFRONTO DIRETO

Na rodada seguinte, na terça-feira, o Aston Villa enfrentou o Cardiff City em um confronto importantíssimo na parte de cima da tabela, já que as duas equipes brigam junto com o Fulham por uma vaga direta na Premier League. O Aston Villa se deu bem e venceu por 1-0 dentro de casa com um gol de Jack Grealish aos 40 do segundo tempo e, mais uma vez, que golaço!

CLÁSSICO EMOCIONANTE

No último sábado, pela 41ª rodada da Championship, Barnsley e Sheffield United se enfrentaram pelo clássico de South Yorkshire. Apesar das duas equipes terem o Sheffield Wednesday como seus maiores rivais (principalmente o Sheff Utd, por serem da mesma cidade), há uma certa rivalidade entre as duas equipes, já que as cidades de Barnsley e Sheffield ficam separadas por menos de 18km. Em campo, dois times em situações completamente opostas na tabela: o Barnsley, dono da casa, está em uma difícil luta contra o rebaixamento, enquanto o Sheffield United busca uma vaga nos playoffs.

Logo nos primeiros minutos de partida o meia George Moncur do Barnsley acertou o travessão com um chute de dentro da grande área. Aos 25 minutos, o time da casa abriu o placar com um belo gol de fora da área de Gary Gardner (veja abaixo). O Sheffield United teve boas chances de empatar a partida ainda no primeiro tempo, mas o gol só foi sair na segunda etapa quando, aos 12 minutos, o meia John Fleck limpou bem a zaga dentro da área e bateu forte no canto direito do goleiro. O gol da virada dos visitantes saiu logo depois, aos 20 minutos, quando o atacante Leon Clarke, artilheiro do time na temporada com 17 gols, aproveitou a lambança da zaga adversária e colocou pro fundo da rede. A partida já se encaminhava para a sua parte final quando o Barnsley empatou novamente com um gol de Oliver McBurnie, que aproveitou a falha do goleiro do Sheffield United, que espalmou um chute pro meio da pequena área. Aos 43 minutos, Tom Bradshaw, atacante do Barnsley, marcou de peixinho dentro da pequena área o gol da virada e da vitória do seu time sobre os rivais, para o delírio dos torcedores atrás do gol que invadiram o gramado para comemorar.

Apesar da vitórias no clássico, o Barnsley não engrenou e acabou perdendo para o Ipswich fora de casa na rodada seguinte. No momento a equipe ocupa a 22ª colocação na tabela, são os primeiros dentro da zona do rebaixamento com 37 pontos, dois a menos que o Bolton, primeiro time fora da zona, porém tem uma partida disputada a menos.

REDENÇÃO

Na rodada seguinte à derrota no clássico, o Sheffield United teve uma dura parada dentro de casa. Enfrentaram o Middlesbrough, concorrente direto na luta por uma vaga nos playoffs, se deram bem e venceram por 2-1 com dois gols do meia Lee Evans. O segundo foi esse baita gol de fora da área, veja abaixo.

O Sheff Utd está na 9ª colocação com 65 pontos, a 3 de distância da zona dos playoffs

ÊÊÊ ZAGUEIRÃO!

Na última quarta-feira o líder Wolverhampton deu mais um passo para a conquista do título da Championship ao bater o Derby County por 2-0 com gols dos portugueses Diogo Jota e Rúben Neves (esse último foi especial, você verá mais abaixo). Um dos lances que chamaram a atenção na partida foi protagonizado por Alex Pearce, zagueiro irlandês do Derby County. Digamos que ele não tem muita habilidade com a bola nos pés…

NÃO AGUENTOU

O Ipswich, que já não briga por mais nada na Championship, decidiu demitir o técnico Mick McCarthy. Isso já estava acordado para acontecer no fim da temporada, mas ambas as partes decidiram que seria melhor acontecer agora. McCarthy era o treinador que estava a mais tempo no cargo de um time da Championship, desde 2012. Vale lembrar que o Ipsiwch é o clube que está a mais tempo na Championship, desde a temporada 2002-03, quando foram rebaixados da Premier League.

Mick McCarthy deixa o Ipswich após 6 anos de clube

ASSISTIR DE CAMAROTE O REBAIXAMENTO DO RIVAL, É MOLE?

Com o praticamente inevitável rebaixamento do Sunderland para a 3ª divisão ao fim da temporada, a torcida do rival Newcastle já se mobiliza para aproveitar ao máximo esse momento. A ideia era aproveitar a baixa ocupação do Stadium of Light (uma média de 28 mil pessoas por partida em um estádio de 49 mil lugares) e comprar o máximo de ingressos possíveis para as duas últimas partidas da temporada, contra Burton e Wolverhampton, para acompanhar de perto o rebaixamento do rival. A diretoria do Sunderland detectou essa movimentação nas redes sociais e está trabalhando junto com a polícia local para que isso não aconteça. Segundo o clube, só poderão comprar ingressos avulsos torcedores que já possuem um histórico de presença em jogos do Sunderland no estádio.

Em 1987, cerca de 1,000 torcedores do Newcastle foram ao Roker Park, antigo estádio do Sunderland, para assistir a partida contra o Gillingham que acabou decretando o rebaixamento do Sunderland para a terceira divisão na época.

Um típico torcedor do Newcastle

CONFRONTO DIRETO

Na League One, a terceira divisão inglesa, também teve confronto direto por uma vaga nos playoffs. Pela 42ª rodada, o Peterborough United visitou o Plymouth Argyle e saiu na frente com esse belo gol de Jack Marriott aos 9 minutos do primeiro tempo. Marriott é o artilheiro isolado da liga com 26 gols e está no time da temporada. Ainda no primeiro tempo, aos 27 minutos, o atacante Ryan Taylor empatou de cabeça para o Plymouth.

Já na segunda etapa, aos 30 minutos, o lateral direito Liam Shepard do Peterborough foi expulso ao acertar Graham Carey, meia do Plymouth, no rosto fora do lance. A partida já se encaminhava para o fim quando, aos 46 do segundo tempo, o zagueiro Steven Taylor do Peterborough foi expulso ao cometer um penalti. Graham Carey não sentiu a pressão e converteu, anotando seu 12° gol na temporada.

O Plymouth Argyle subiu para a 5° colocação e está dentro da zona dos playoffs com 63 pontos conquistados é uma partida disputada a menos que todos os seus concorrentes diretos. Já o Peterborough caiu para a 8° colocação, mas está somente a um ponto de distância dos playoffs.

ON FIRE

Ainda na League One, o líder Wigan venceu o MK Dons em casa por 5-1 com direito a hat-trick do atacante Will Grigg, que chegou ao seu 17° gol na temporada.

O Wigan lidera a League One com 86 pontos, a mesma pontuação que o vice-líder Blackburn, e quatro pontos a mais que o terceiro colocado Shrewsbury, porém tem uma partida disputada a menos que os dois. Somente os dois primeiros sobem diretamente para a Championship.

SONORA GOLEADA

Também pela League One, o Blackpool meteu um sonoro 5-0 no Bradford City dentro de casa com direito a hat-trick do atacante Nathan Delfouneso. O gol mais bonito da partida, porém, foi marcado por Viv Solomon-Otabor.

O Bradford City só venceu uma das últimas 15 partidas. Os 2,331 torcedores do time que acompanharam a derrota para o Blackpool fora de casa certamente estão enfurecidos, já que até o começo do ano o clube brigava por uma vaga nos playoffs.

TUDO O QUE É BOM DURA POUCO

Em outra partida valendo vaga nos playoffs, mas dessa vez na 4° divisão, o Notts County recebeu o Coventry City. O time da casa vencia a partida por 1-0 até os 40 do segundo tempo, quando o Coventry empatou com um gol de Jordan Ponticelli. Os jogadores correram para comemorar com os mais de 4,000 torcedores visitantes, que acenderam sinalizadores, invadiram o campo e acabaram lesionando o seu jogador Jordan Shipley.

Acontece que tudo o que é bom dura pouco. No minuto seguinte o Notts County voltou a ficar na frente do placar, acabando com toda a festa da torcida do Coventry.

Notts County e Coventry City estão dentro da zona dos playoffs, na 5° e na 7° posição, respectivamente.

FINAL DE COPA

Lincoln City e Shrewsbury Town se enfrentaram na final da EFL Trophy na frente de um público de 41,261 torcedores no Wembley. As duas equipes vem fazendo boas campanhas na 4° e na 3° divisão, então essa final tinha tudo para ser muito interessante, uma pena que a competição perdeu a sua essência nas últimas duas temporadas devido a entrada das equipes sub-21 dos times da Premier League e alguns da Championship. A torcida do Lincoln, que subiu da 5° divisão na última temporada, foi uma das únicas que não boicotou o torneio.

Dentro de campo, o Lincoln venceu sua primeira partida no Wembley na história por 1-0 com um gol de Eliott Whitehouse. Destaque também para a bela defesa do goleiro Ryan Allsop do Lincoln.

NOVO CLUBE, MESMOS PROBLEMAS

Na Natoonal League, a 5° divisão inglesa , o Chester FC perdeu dentro de casa para o Tranmere Rovers na frente de mais torcedores visitantes do que do Chester e foi rebaixado para a 6° divisão. O clube, que foi fundado em 2010 após o antigo Chester City falir, estava na 5° divisão desde 2013. Tudo indica que o clube está caminhando para os mesmos problemas financeiros que acabaram com o fim do antigo clube

O Chester perdeu em casa para o Tranmere e foi rebaixado

24 E CONTANDO…

Na Western League Premier Division, uma das ligas que compõem a 9° divisão inglesa, o líder e já campeão Street FC está em uma sequência incrível de 24 vitórias consecutivas na liga. Como o futebol não é profissional, a sequência não contabilizará para os recordes oficiais, porém a sequência já é muito maior que a de 15 vitórias consecutivas do Manchester City, que é o recorde atual dentro da liga inglesa.

A última vítima do Street FC foi o Clevedon Town, vitória por 3-2 fora de casa

CLÁSSICO EMOCIONANTE

Pela 11° rodada do campeonato irlandês, o Shamrock Rovers recebeu o Bohemians no clássico de Dublin. A partida estava empatada em 1-1 com gols de Daniel Carr e Daniel Byrne até os 54 minutos do segundo tempo (foram 9 de acréscimo), quabdo Darragh Leahy, lateral esquerdo de 19 anos, marcou o gol da virada do Bohemians! O Shamrock Rovers está na 5° colocação e o Bohemians na 7°. São apenas 10 times na liga irlandesa.

Apesar da derrota, o Shamrock Rovers tem grande vantagem no histórico do confronto entre as equipes na liga. Ao todo são 227 jogos, com 101 vitórias dos Rovers, 65 do Bohemians e 61 empates

TORCIDA DA SEMANA

4,500 torcedores do Sheffield United acompanharam a derrota fora de casa no clássico contra o Barnsley

GOLAÇO DA SEMANA

Rúben Neves marcou o golaço da semana e quem sabe até da temporada! Uma pena que não vamos mais falar do português aqui no Para Inglês Ver na próxima temporada, mas ele fará muito estrago na Premier League.

TIME DA SEMANA

Time dos melhores jogadores da rodada da EFL (2ª, 3ª e 4ª divisões).

JOGADOR DA SEMANA

Com o hat-trick marcado na vitória por 5-1 em cima do MK Dons, Will Grigg é o melhor jogador da semana!

Postado por Eduardo Werner De São José dos Pinhais - PR, tem 17 anos e estuda Relações Internacionais. Fã do futebol inglês e escocês, torce para Atlético Paranaense e Manchester United