Para inglês ver #27 – Retorno de Tim Cahill, zagueiro capitão azarado e nova seleção nacional
1 de fevereiro de 2018
Categoria: Para inglês ver

Rodney Parade, que recebeu Newport County x Tottenham nesse fim de semana

Semana após semana o futebol das divisões inferiores do futebol inglês continua nos surpreendendo. Dessa vez, além de mais uma fase da FA Cup, teve jogador que dirigiu mais de 600 km para assinar com o seu novo time e estrear no mesmo dia, zagueiro capitão que marcou gol contra sem querer, jogador de seleção que retornou para seu time inglês após 14 anos e nova seleção nacional estreando para um público de 600 torcedores. Confere aí!

POR POUCO

Um dos confrontos mais esperados dessa fase da FA Cup colocou o pequenino Newport County, time galês da 4ª divisão inglesa, frente a frente com o Tottenham. O Newport não recebia um time de primeira divisão em seu estádio desde 1986 e não vencia um time da elite pela FA Cup desde 1964, quando eliminou o Sheffield Wednesday. E dessa vez quase que o tabu foi quebrado: o Newport fez um primeiro tempo muito melhor que o Tottenham e abriu o placar aos 38 minutos com um gol do atacante irlandês Pádraig Amond, que foi contratado nessa temporada pelo time galês e chegou ao seu 11º gol na temporada.

O segundo tempo foi todo do Tottenham, que pressionou e que teve as melhores chances. O time da casa estava conseguindo segurar a histórica vitória, porém Harry Kane empatou a partida aos 37 do segundo tempo.

Com o empate, o jogo de replay no Wembley será necessário. São esperados cerca de 7,700 torcedores do Newport nessa histórica partida para o clube. O vencedor desse confronto enfrentará quem passar de Millwall x Rochdale, que também disputarão o replay.

O atacante irlandês Pádraig Amond chegou ao seu 11º gol na temporada

ZEBRA (NO RESULTADO E NO UNIFORME)

Outro confronto entre times da Premier League e da quarta divisão aconteceu no Meadow Lane em Nottingham, onde o Notts County, 3º colocado da League Two, recebeu o Swansea City, que estava na lanterna da Premier League. O Swansea dominou o primeiro tempo inteiro e a defesa do Notts County estava conseguindo segurar, porém o Swansea conseguiu marcar o seu gol pouco antes do intervalo, aos 45 do primeiro tempo, com um gol do holandês Luciano Narsingh.

Porém o Notts County não se abalou e conseguiu empatar com Jon Stead, veterano atacante de 34 anos, aos 17 minutos da segunda etapa. O resto do jogo foi de pressão do Swansea, porém a partida acabou com o empate em 1-1. O replay será realizado no País de Gales na próxima terça feira e o vencedor do confronto enfrentará o Sheffield Wednesday fora de casa nas oitavas de final.

O veterano atacante Jon Stead chegou ao seu 39º gol com a camisa dos Magpies

♫ ”WILL GRIGG’S ON FIRE…” ♪

Wigan Athletic e West Ham se enfrentaram no DW Stadium e quem se deu bem foi o Wigan, líder da League One. O atacante norte-irlandês Will Grigg abriu o placar logo aos 7 minutos do primeiro tempo com um gol de cabeça. A situação do Wigan ficou melhor quando Arthur Masuaku, lateral/ponta do West Ham, foi expulso aos 4 minutos do segundo tempo por cuspir em Nick Powell. Masuaku pegou 6 jogos de suspensão pela agressão. O time da casa conseguiu aumentar a vantagem aos 17 minutos com um gol de pênalti de Will Grigg, que chegou ao seu 14º gol na temporada, 6 deles na FA Cup.

Com a vitória por 2-0, o Wigan avançou para as oitavas de final da FA Cup, onde enfrentará o Manchester City em casa. Essa será uma reedição da final de 2013, quando o Wigan bateu o time de Manchester por 1-0 no Wembley e se sagrou campeão.

Will Grigg está ON FIRE!

CLASSIFICAÇÃO ”FORA DE CASA”

Outro confronto interessante colocou MK Dons e Coventry City frente a frente, da 3ª e da 4ª divisão, respectivamente. Ambos os times tinham eliminado equipes de divisões superiores na fase anterior (QPR e Stoke City), porém estavam em situações opostas: o MK Dons na zona de rebaixamento da League One e o Coventry City na 3ª colocação da League Two. E parece que a boa forma do Coventry ajudou o time, mesmo enfrentando um adversário de uma divisão acima, pois saíram vitoriosos com um gol do atacante Maxime Biamou no segundo tempo.

Esse jogo também ficou marcado pelo invasão da torcida do Coventry City, que levou quase 8,000 torcedores para Milton Keynes, número maior do que o próprio MK Dons, time da casa.

A vitória por 1-0 colocou o Coventry City nas oitavas de final da Copa da Inglaterra, onde enfrentarão o Brighton fora de casa.

Jogadores do Coventry City comemorando o gol da vitória com a torcida visitante

Leia também: Um representante brasileiro na 13ª divisão da Inglaterra – Hugo Vinícius

DIA AGITADO

Se você achou que a estreia de Alexis Sánchez foi rápida (foi anunciado no dia 22 e jogou no dia 26), é porque você não ouviu a história do Alex Fisher, novo atacante do Yeovil Town. Na manhã do dia da partida contra o Manchester United pela FA Cup, Fisher ainda estava na Escócia, arrumando as suas coisas para deixar o Motherwell, da primeira divisão escocesa. Ele então dirigiu mais de 600 quilômetros por 7 horas até Yeovil, no sul da Inglaterra, para assinar o seu contrato com o clube. Ele conheceu seus companheiros menos de 2 horas antes da partida e começou o jogo no banco, entrando no segundo tempo. Que estreia!

PRÓXIMA FASE

A FA Cup chega agora às oitavas de final. As partidas serão realizadas nos dias 16, 17, 18 e 19 de Fevereiro. Confira todos os confrontos abaixo:

AVASSALADOR

Semana passada nós falamos do Fulham, que vêm de uma sequência espetacular na Championship, vencendo rodada após rodada. Dessa vez não foi diferente: visitou o Barnsley no Oakwell Stadium e venceu por 3-1 de virada. Foram dois gols do jovem Ryan Sessegnon e um do volante Kevin McDonald, todos no segundo tempo.

O Fulham só perdeu uma das últimas 9 partidas da liga e vem subindo na tabela a cada rodada que se passa. Com a vitória por 3-1 desse fim de semana, o time de Londres pula para a 6ª colocação e entra na zona dos playoffs, desbancando o Sheffield United.

VITÓRIA NO APAGAR DAS LUZES

Em um jogo importantíssimo pela 29ª rodada da Championship, o Sheffield United recebeu o Aston Villa no Bramall Lane. O Aston Villa estava na 4ª posição na tabela com 50 pontos, e o Sheffield United vinha logo atrás na 6ª colocação com quatro pontos a menos. A partida toda foi bem equilibrada, com um leve domínio do time da casa, porém quem se deu bem foi o Aston Villa: venceu por 1-0 com um gol do meia Robert Snodgrass aos 45 do segundo tempo. O escocês, que está emprestado pelo West Ham, chegou ao seu 7º gol nessa Championship. Ele também deu 7 passes para gol no campeonato, em um total de 24 partidas disputadas na liga.

Com a vitória fora de casa, o Villa pulou para a 3º posição e ultrapassou o Cardiff City, que tem um jogo a menos na liga. Já o Sheffield United caiu para a 7ª colocação e saiu da zona dos playoffs.

REFORÇO

E tem atacante novo na área! Lewis Grabban, que estava emprestado no Sunderland pelo Bournemouth, foi chamado de volta e agora foi emprestado novamente, dessa vez para o Aston Villa. Grabban era o artilheiro do Sunderland nessa Championship, com 12 gols marcados em 19 jogos. Com certeza será um grande reforço para o ataque do Villa.

DUELO DOS DESESPERADOS

No duelo dos desesperados na luta contra o rebaixamento, o Birmingham City recebeu o Sunderland no St. Andrew’s Stadium e se deu muito bem: com gols de David Davis, Jeremie Boga e Sam Gallagher, os Blues bateram o Sunderland pelo placar de 3-1. O costa-riquenho Bryan Oviedo descontou para os Black Cats. Foi a primeira vez nessa Championship que o Birmingham City marcou 3 gols em uma partida.

Com a vitória, o Birmingham City pula para a 20º posição e sai da zona do rebaixamento. Já o Sunderland continua na 23ª colocação, dentro da zona da degola.

IMPORTANTE VTÓRIA FORA DE CASA

Em um grande jogo pela League Two, a quarta divisão inglesa, o Luton Town, líder disparado da liga, recebeu o Wycombe Wanderers, que estava na 4ª colocação na tabela, brigando pelos playoffs. Os visitantes abriram o placar logo no começo do jogo, aos 2 minutos, com um gol do atacante Paris Cowan-Hall e aumentaram a vantagem aos 39 com Nathan Tyson. O Luton conseguiu descontar ainda no primeiro tempo com o atacante Elliott Lee. No segundo tempo, o Wycombe Wanderers aumentou a vantagem para 3-1 novamente com Nathan Tyson. O Luton descontou com Elliott Lee aos 33 do segundo tempo e pressionou no fim da partida, mas não conseguiu empatar. Vitória dos visitantes por 3-2.

Com os 3 pontos conquistados, o Wycombe Wanderers pulou para a vice-liderança da League Two, com 52 pontos conquistados. O Luton Town continua na liderança isolada, com 60 pontos, mas tem um jogo a mais que seus concorrentes diretos.

JOGO DE DUAS VIRADAS

Outro confronto interessante na League Two foi entre Swindon Town, que estava na 8ª colocação na tabela e brigando pelos playoffs, e Crewe Alexandra, que estava na 20ª posição lutando contra o rebaixamento. O Swindon abriu o placar logo aos 3 minutos do primeiro tempo com o atacante Marc Richards e parecia que seria uma vitória fácil para os Robins, porém o Crewe virou ainda no primeiro tempo com dois gols do meio-campista Callum Ainley. E logo no começo da segunda etapa os visitantes aumentaram a vantagem com um gol do ponta Ryan Wintle. Foi aí que a reação do Swindon começou: com dois gols do esloveno Timi Elšnik, de 19 anos, o time da casa havia empatado a partida faltando 10 minutos para o fim. Aos 44 do segundo tempo, Marc Richards marcou de letra o seu segundo gol na partida, o da vitória do Swindon Town, que com a vitória entrou na zona dos playoffs.

Com a vitória, o Swindon Town entrou na zona dos playoffs da League Two

Leia também: O glamour da décima divisão inglesa – George Booth

CAPITÃO AZARADO

Ainda na League Two, o Crawley Town recebeu o Accrington Stanley e venceu por 2-1. O gol do Accrington foi esse gol contra o do zagueiro capitão do Crawley, Jimmy Smith. Muito azar!

O RETORNO

14 anos após trocar o Millwall pelo Everton, rodar o mundo e disputar três Copas do Mundo, Tim Cahill retornou para o clube pelo qual foi revelado. O australiano passou sete temporadas no clube de Londres, entre 1998 e 2004, fazendo 249 partidas pelo time. Tim Cahill, que já está com 38 anos, assinou um contrato até o fim da atual temporada.

ELE FICA!

Ótima notícia para o líder Wolverhampton: com o acesso para a Premier League cada vez mais perto, o clube já está se reforçando para a próxima temporada. O meia português Diogo Jota, um dos principais jogadores dos Wolves nessa temporada, terá a sua clausula de opção de compra ativada. O meia pertence ao Atlético de Madrid e está emprestado no Wolverhampton.

Nesse último dia de janela de transferências, o clube também anunciou o retorno do atacante Benik Afobe por empréstimo do Bournemouth. O atacante jogou duas temporadas nos Wolves, entre 2014 e 2016, marcando 22 gols. Fará concorrência para o atacante brasileiro Léo Bontini, que não marca um gol há 11 partidas.

O português Diogo Jota está sendo um dos principais jogadores do Wolverhampton nessa temporada

CENÁRIO ESPETACULAR

Pela Copa da Escócia, o Rangers visitou o Fraserburgh, da 5ª divisão escocesa, e venceu por 3-0 com um hat trick do meia Josh Windass. O que mais chamou atenção foi a bela paisagem do estádio Bellslea Park, que comporta cerca de 3,000 torcedores.

NOVA SELEÇÃO

Temos uma nova seleção no futebol mundial. É a seleção de Yorkshire, o maior condado da Inglaterra. Ela foi fundada em Julho de 2017 e é afiliada à ConIFA, federação de futebol internacional que reúne times de nações, estados não reconhecidos, povos sem estado e micronações que não são afiliadas à FIFA. Existe até mesmo uma Copa do Mundo da ConIFA, com eliminatórias para classificação e tudo. A próxima edição será realizada nesse ano, com sede em Londres. Entre os participantes teremos Chipre do Norte, Tibete, Kiribati, Armênia Ocidental e muitos outros. Você pode conferir todos os times classificados aqui.

A primeira partida da história da seleção de Yorkshire aconteceu na última segunda feira. Cerca de 600 pessoas assistiram o empate em 1-1 com a seleção de Ellan Vannin, que presenta a Ilha de Man, que fica no Mar da Irlanda entre a Grã-Bretanha e a ilha da Irlanda. Todos os jogadores da seleção de Yorkshire jogam por times non-league do condado.

Jogadores da seleção de Yorkshire comemoram o seu primeiro gol na história

TORCIDA DA SEMANA

Os 7,833 torcedores do Coventry City que foram até o MK Stadium cetamente tiveram um dos melhores dias de suas vidas. Veja só a comemoração do gol que deu a classificação para o Coventry City na FA Cup:

GOLAÇO DA SEMANA

O volante Mitch Brundle marcou um golaço com esse petardo de fora da área na vitória do Dover Athletic sobre o Guiseley por 2-1 no último fim de semana!

TIME DA SEMANA

Time dos melhores jogadores da rodada da EFL (2ª, 3ª e 4ª divisões).

JOGADOR DA SEMANA

Com dois gols marcados na vitória do Fulham sobre o Barnsley, o jovem Ryan Sessegnon, de 17 anos, leva o prêmio de melhor jogador da semana! Ele chegou ao seu 11º gol na temporada.

 

Postado por Eduardo Werner De São José dos Pinhais - PR, tem 17 anos e estuda Relações Internacionais. Fã do futebol inglês e escocês, torce para Atlético Paranaense e Manchester United