Para inglês ver #25 – Comemorações malucas, chutão preciso e gol de goleiro no último minuto
17 de janeiro de 2018
Categoria: Para inglês ver

 

Mais uma semana se passou e muita coisa interessante aconteceu no futebol inglês. Teve gol de tudo quanto é jeito: golaço, gol feio, sem querer, gol de goleiro e com falha do goleiro, comemorações diferentes, chutão que quebrou tela de notebook e muito mais. Confira!

CLÁSSICOS QUE DECEPCIONARAM

Na última semana foram disputados dois clássicos na Inglaterra que prometiam muito, porém ambos decepcionaram. Um deles foi MK Dons x AFC Wimbledon, que se enfrentaram pela 28ª rodada da League One. O clássico do primeiro turno acabou com a vitória do MK Dons fora de casa por 2-0, e o AFC Wimbledon prometia dar o troco no Stadium MK. Apesar de ter mais posse de bola e quase o dobro de finalizações (16 contra 9) o AFC Wimbledon não conseguiu abrir o placar e a partida acabou 0-0. No último minuto do jogo o ponta Andy Barcham ainda perdeu uma chance na cara do gol. Com o empate, o MK Dons fica na 19ª colocação com 30 pontos, dois a mais do que o AFC Wimbledon que cai para a 22ª posição, dentro da zona do rebaixamento.

Outro foi o Steel City Derby, clássico da cidade de Sheffield, entre Sheffield United e Sheffield Wednesday. O clássico começou quente fora dos gramados, com muitos incidentes entre as torcidas dos dois times. Porém, dentro de campo, o futebol apresentado foi decepcionante. O United teve mais posse de bola mas não conseguiu furar a defesa de três zagueiros do Wednesday, implementada pelo novo técnico Jos Luhukay. O jogo ganhou mais emoção no final quando Glenn Loovens, zagueiro do Wednesday, foi expulso aos 20 do segundo tempo. Mas a partida acabou 0-0 mesmo assim, e com o empate o Sheffield United entra na zona dos playoffs, derrubando o Leeds United. Já o Wednesday na 14ª colocação, sete pontos acima da zona do rebaixamento.

MK Dons e AFC Wimbledon ficaram só no 0-0

GOLEIROS PROTAGONISTAS

Os dois goleiros tiveram participação direta no placar final do clássico de Sheffield. Joe Wildsmith, do Wednesday, e Simon Moore, do United, fizeram grandes defesas. O último inclusive fez uma bela defesa mesmo estando machucado.

O GRANDE VENCEDOR DA RODADA

No último sábado o Blackburn Rovers recebeu o Shrewsbury Town pela 28ª rodada da League One. Essa era partida importantíssima, pois colocava em frente o segundo colocado Shrewsbury contra o Blackburn, que vinha logo atrás na terceira posição, cinco pontos atrás. O grande destaque da partida foi o zagueiro Charlie Mulgrew do Blackburn, que marcou dois gols na vitória por 3-1. Com os três pontos conquistados, o Balckburn continua na terceira colocação, mas diminui a distãncia para o Shrewsbury para apenas 2 pontos. Outros concorrentes diretos não venceram: o Wigan, primeiro colocado, empatou em 0-0 com o Peterborough. O quarto colocado Scunthorpe ficou no 1-1 com o sexto colocado Portsmouth e o quinto colocado Bradford City perdeu em casa para o Northampton por 2-1.

GRANDE PÚBLICO PARA UM GRANDE JOGO

Outra grande partida desse fim de semana aconteceu na League Two, a quarta divisão inglesa. O Lincoln City, que estava na 6ª colocação, recebeu o Notts County, vice-líder da competição. Mais de 9,600 torcedores (incluindo 1,509 do Notts County) lotaram o Sincil Bank Stadium no maior público do estádio da temporada e viram um belo jogo. Após um começo de jogo pouco movimentado, o atacante Jon Stead abriu o placar para os visitantes aos 35 do primeiro tempo. Porém, dois minutos depois, o meia Lee Frecklington, que acabou de voltar de empréstimo, empatou a partida para o Lincoln City. No segundo tempo, o atacante Matt Green do Lincoln quase marcou um golaço de bicicleta após uma cobrança de escanteio, mas o Lincoln City só conseguiu ficou na frente do placar pela primeira vez na partida após um gol do próprio Matt Green aos 22 minutos da segunda etapa. Porém a partida voltou a ficar empatada após um belo gol do meia Jorge Grant, emprestado ao Notts County pelo rival Nottingham Forest, aos 31 do segundo tempo.

Com o empate por 2-2, o Notts County perdeu a chance de encostar ainda mais no líder Luton Town, que perdeu na rodada. Já o Lincoln City continua na 6ª colocação, dentro da zona dos playoffs.

O Lincoln City, de branco e vermelho, jogou melhor mas não conseguiu vencer o Notts County

O REENCONTRO DESAPONTANTE

Leicester City e Fleetwood Town se enfrentaram na última terça feira pelo jogo replay da FA Cup, após terem empatado em 0-0 na casa do Fleetwood. O time da Premier League dominou o jogo tendo 72% de posse de bola e venceu facilmente por 2-0 com dois gols de Kelechi Iheanacho. Novamente havia a esperança do reencontro de Jamie Vardy com o seu ex-clube, pelo qual jogou na temporada 2011/12. No jogo em Fleetwood, Vardy estava lesionado e nem foi relacionado. Dessa vez ele ficou no banco e entrou faltando 10 minutos para o fim da partida, não tendo grande impacto no jogo.

HISTÓRIA SENDO FEITA

E pela primeira vez na história do futebol inglês o árbitro de vídeo foi utilizado. O segundo gol de Iheanacho havia sido mal anulado pelo bandeirinha, que havia marcado um impedimento inexistente. O árbitro então utilizou o VAR para validar o gol. Confira abaixo:

NO SUFOCO

Outro replay da FA Cup disputado nessa terça feira foi entre West Ham e Shrewsbury Town, que se enfrentaram no Estádio Olímpico de Londres. O time da casa dominou a partida, teve quase o dobro da posse de bola e o triplo das finalizações, porém só bateu o adversário da League One na prorrogação. No primeiro tempo da prorrogação, o West Ham teve duas chances de marcar tiradas em cima da linha pela defesa do Shrewsbury. O West Ham só conseguiu abrir o placar aos 22 minutos da prorrogação com um gol do zagueiro Reece Burke, que marcou o seu primeiro gol com a camisa do clube. Com a vitória por 1-0, o West Ham avança na FA Cup e enfrentará o Wigan fora de casa

O Shrewsbury não aguentou a pressão e perdeu por 1-0 em Londres

CONFUSÃO NOS UNIFORMES

Também pelo replay da FA Cup, o Reading bateu o Stevenage por 3-0 em casa. Porém o resultado do jogo ficou em segundo plano, pois o que mais chamou a atenção na partida foi a semelhança entre os unformes das equipes. Ambas utilizam camisas predominantemente brancas, o Reading com detalhes em azul e o Stevenage com detalhes em vermelho. Os calções e meiões do Stevenage são vermelhos, mas por algum motivo obscuro eles utilizaram os calções e meiões do 2º uniforme, que são azuis, causando muita confusão com o uniforme do Reading. Após o intervalo, foi o Reading, time da casa, que teve que mudar para o seu segundo uniforme. Que desorganização…

GOLAÇO NO EMPRÉSTIMO

Um dos gols mais bonitos do fim de semana veio do Leste da Inglaterra. O Ipswich Town bateu o Leeds United por 1-0 com esse golaço do meia kosovar Bersant Celina de 21 anos, que está emprestado pelo Manchester City. Será que tem espaço no elenco do City?

CONFUSÃO NA ÁREA

O Swindon Town bateu o Forest Green Rover em casa por 1-0 com esse ”golaço” do atacante Luke Norris. Confira:

INACREDITÁVEL FUTEBOL CLUBE

Stephen O’Flynn, atacante do Ballinamallard United da 1ª divisão da Irlanda do Norte, perdeu esse gol na partida do último sábado contra o Glentoran. Fez falta, pois esse gol deixaria a sua equipe com uma vantagem de 3-1 no placar, mas a partida acabou 2-2.

PROBLEMAS FINANCEIROS

O Hartlepool United, tradicional clube do Nordeste da Inglaterra e que atualmente disputa a 5ª divisão inglesa, está passando por sérios problemas financeiros: se não conseguir juntar £200,000 nas próximas duas semanas, o clube irá falir. Felizmente, a comunidade do futebol inglês está ajudando. Alguns clubes, como o Ebbsfleet United que também disputa a 5ª divisão, fez uma coleta no seu estádio na qual os seus torcedores doaram quase 500 libras. Loki Doki, um youtuber de Football Manager, fez uma stream que arrecadou 2,396 libras para o clube. Jeff Stelling, apresentador do programa Soccer Saturday na Sky Sports e torcedor do Hartlepool, já prometeu ajudar. Porém a maior fonte de arrecadação está sendo a campanha no site Just Giving, onde qualquer pessoa do mundo pode doar. Já foram arrecadado mais de 50 mil libras em menos de uma semana. Pelo andar da carruagem, o Hartlepool United conseguirá pagar as suas dívidas a tempo.

Uma história interessante sobre o Hartlepool é o seu mascote, que é um macaco. A lenda diz que no século XIX, durante as Guerras Napoleônicas, um navio francês naufragou na costa de Hartlepool. O único sobrevivente foi um macaco, que estava vestido com um uniforme de marinheiro francês. Como ninguém na cidade nunca havia visto um macaco e nem um francês na vida, eles deduziram que o macaco na verdade era um espião francês e a população decidiu enforcar o pobre bicho em praça pública. Desde então, o termo ”enforcador de macaco” é usado para se referir aos moradores da cidade e o macaco é o mascote do time.

Victoria Park, casa do Hartlepool United

FA TROPHY

Nessa semana rolou mais uma fase da FA Trophy, uma copa nacional que envolve times da 5ª, 6ª, 7ª e 8ª divisão inglesa. Tivemos alguns confrontos interessantes, confira:

LAMBANÇA DO GOLEIRO

O Billericay Town recebeu o Stourbridge e venceu por 3-2 de virada. O gol da vitória, marcado pelo atacante Billy Bricknell, só saiu aos 48 minutos do segundo tempo após essa ”bela” de uma falha de Matt Gould, goleiro australiano do Stourbridge.

O Billericay ganhou mídia nos últimos tempos após ser comprado pelo milionário Glenn Tamplin, que também é o técnico do time. Com muito dinheiro em caixa, o clube da 7ª divisão conseguiu contratar jogadores de renome, como o lateral Paul Konchesky, ex-Liverpool e Leicester, o meia Jamie O’Hara, ex-Tottenham e o ponta Jermaine Pennant, ex-Arsenal e Liverpool.

NORTE CONTRA SUL

Outro confronto interessante aconteceu no Norte da Inglaterra. O Gateshead recebeu o Boreham Wood, de Londres, e saiu atrás do placar, sofrendo gols aos 6 e aos 10 do segundo tempo. Aí o atacante Jordan Burrow entra na história: após sair do banco de reservas, Burrow marcou três gols, aos 33, 38 e 46 do segundo tempo para fazer a virada do Gateshead. Acontece que aos 50 minutos o árbitro marcou um pênalti inexistente para o Boreham Wood, sendo que ele tinha dado apenas 4 minutos de acréscimo. O meia português Bruno Andrade marcou e empatou a partida em 3-3, que teve que ir para o replay.

O jogo desempate foi disputado na última terça feira em Londres, com vitória do Gateshead também de virada por 2-1, com gols aos 23 e 31 do segundo tempo, mas dessa vez sem nenhum gol de Jordan Burrow.

 

Jordan Burrow, em branco, marcou três gols no primeiro jogo

CAMPEÃO DE DARDOS

O volante Andrew Wright , que joga no Grantham Town da 7ª divisão inglesa, venceu uma competição de dardos entre os jogadores do clube na última semana. No jogo seguinte, contra o Halesowen Town, ele marcou um gol e comemorou fingindo que estava jogando um dardo! Muito criativo, confira:

DEITANDO E ROLANDO

Ainda nas comemorações malucas, o clube de torcedores do Darlington, da 6ª divisão inglesa, tem um esquema: você pode ”comprar” as comemorações dos jogadores. O torcedor comenta a comemoração e o preço no perfil no Twitter, e se o jogador fizer a comemoração você paga e todo o dinheiro vai para o clube. Um torcedor prometeu pagar 20 libras caso o atacante Reece Styche comemorasse o seu gol rolando no gramado em frente aos torcedores visitantes do York City, rivais do Darlington. Veja só:

GOL CONTRA BIZARRO

Pela Essex Senior Football League, uma das ligas que compõem a 9ª divisão inglesa, o Tring Athletic recebeu o Hullbridge Sports e venceu por 5-1. Um dos cinco gols foi esse gol contra bizarro marcado pela defesa do Hullbridge, veja:

DESBANCADOS

Após o último fim de semana o Manchester City foi superado em dois quesitos: o de melhor defesa e o melhor ataque da Inglaterra. O Wigan, da terceira divisão, não sofreu nenhum gol contra o Peterborough e fica na marca dos 13 gols sofridos na liga, enquanto o Man City, que sofreu 4 do Liverpool, chega aos 17 gols contra na Premier League.

Agora, para acharmos um ataque melhor tivemos que ir mais longe. O Cray Wanderers, que está na segunda colocação da Isthmian South, uma das ligas da 8ª divisão inglesa, marcou 68 gols na liga, batendo os 67 do Manchester City. Será que conseguirão manter a marca até o fim da temporada?

O Cray Wanderers tem o melhor ataque do país na temporada

CHUTÃO PRECISO

Oluwarotimi Mark Odusina, zagueiro do time sub-18 do Norwich City, quebrou a tela do notebook do repórter David Freezer que estava cobrindo a partida entre Norwich e Derby County pela FA Youth Cup. Mais tarde, Odusina marcou na prorrogação o terceiro gol do Norwich na vitória por 4-2.

GOL DE GOLEIRO

Austin Byfield, goleiro do Haringey Borough da 8ª divisão inglesa, marcou esse gol contra o Aveley FC. O mais extraordinário é que esse foi o gol da vitória do time, no último minuto de jogo! Confira:

TORCIDA DA SEMANA

Além de lotar o Sincil Bank Stadium, a torcida do Lincoln City fez esse belo mosaico para homenagear o Esquadrão 617 da RAF, que teve seu auge na Segunda Guerra Mundial enfrentando os nazistas. O programa foi descontinuado em 2014, porém irá voltar a ativa nesse ano. A base do esquadrão ficava a poucos quilômetros da cidade de Lincoln.

GOLAÇO DA SEMANA

O Bognor Regis estava perdendo para o Leyton Orient em casa, até que aos 45 do segundo tempo o atacante Jimmy Muitt esolve marcar esse golaço de fora da área que mandou o jogo para a prorrogação. O melhor gol da semana!

TIME DA SEMANA

Time dos melhores jogadores da rodada da EFL (2ª, 3ª e 4ª divisões).

JOGADOR DA SEMANA

Callum Paterson, lateral direito do Cardiff City, marcou dois gols na vitória do seu time por 4-0 sobre o Sunderland no último sábado e leva o prêmio de melhor jogador da semana!

FOMULÁRIO

Antes de ir embora, por favor responda esse pequeno formulário, vai me ajudar muito!

https://goo.gl/forms/qEaKqDjSXUrI7oXg1

Postado por Eduardo Werner De São José dos Pinhais - PR, tenho 18 anos e estudo Relações Internacionais. Sou fã do futebol inglês e escocês, torço para Atlético Paranaense, Manchester United, Celtic e South Shields, da 7ª divisão inglesa