Para inglês ver #24 – Rodada cheia na FA Cup, invasão alemã e pizza infinita
11 de janeiro de 2018
Categoria: Para inglês ver

 

Apesar de ter começado em agosto de 2017 com mais de 730 equipes participantes, a FA Cup viu a entrada das grandes equipes da Premier League e da Championship somente na rodada do último fim de semana. Estamos acompanhando a competição desde o seu começo, e dessa vez não poderia ser diferente. Tivemos as zebras características da Copa da Inglaterra, goleiro ganhando um ano de pizza grátis, torcida de time alemão invadindo os estádios ingleses, primo de zagueiro famoso fazendo golaço e muito mais. Confere com a gente!

O REENCONTRO QUE NÃO ACONTECEU

Em um dos confrontos mais esperados dessa fase da FA Cup, Fleetwood Town e Leicester City ficaram no 0-0. A principal atração da partida seria Jamie Vardy, que jogou a temporada 2011/12 pelo Fleetwood Town quando a equipe ainda estava na 5ª divisão inglesa, marcando 34 gols em 42 partidas naquela temporada. Infelizmente, o atacante estava machucado e não ficou nem no banco de reservas, mas marcou presença nas arquibancadas do pequeno Highbury Stadium, que tem capacidade para pouco mais de cinco mil torcedores.

A boa notícia é que, como o jogo acabou empatado, as equipes se enfrentarão novamente no próximo dia 16 no King Power Stadium e Vardy deverá entrar em campo, já recuperado da lesão.

BUXIM CHEIO

A Papa John’s, pizzaria que patrocina o Fleetwood Town, prometeu um bônus para o goleiro Chris Neal caso ele terminasse a partida contra o Leicester sem sofrer gols: um ano inteiro de pizzas grátis. A tarefa não foi muito difícil, afinal, o time adversário não conseguiu nenhum chute no gol, mas o prêmio foi conquistado mesmo assim. Talvez essa não tenha sido a recompensa mais saudável para um atleta profissional, mas nós temos certeza que Chris Neal fará bom uso das pizzas. Talvez mandando pra redação do 4-3-3, que tal?

O REENCONTRO QUE ACONTECEU

Por outro lado, outro reencontro esperado para essa fase da FA Cup realmente aconteceu. Joe Hart, goleiro do West Ham, começou a sua carreira no Shrewsbury Town. Quando jovem, jogava críquete e futebol, mas acabou seguindo a carreira apenas debaixo das traves. Jogou pelo Shrewsbury Town entre 2003 e 2006, até ser vendido para o Manchester City. Nesse fim de semana o West Ham foi até o New Meadow e enfrentou o ex-clube do arqueiro. O goleiro ficou bastante tempo após o fim do jogo tirando fotos e dando autógrafos para os torcedores do Shrewsbury Town.

JOGO SANGRENTO

Dentro de campo, a partida não saiu do 0-0. Os Hammers não jogaram bem e o Shrewsbury teve mais posse de bola, mais finalizações e as melhores chances do jogo. Apesar disso, a partida ficou marcada por dois jogadores que se deram mal em colisões de jogo: o primeiro foi o lateral Mat Sadler do Shrewsbury, que ao se chocar com André Ayew aos 32 minutos do primeiro tempo, teve esse feio corte na cabeça que não parava de sangrar. Na internet, não faltaram comparações com Terry Butcher, zagueiro inglês que jogou uma partida quase inteira com a cabeça sangrando em 1989.

Outro que se deu mal foi o meia Josh Cullen do West Ham. Ele levou um chute no queixo de Abumere Tafadzwa Ogogo , mais conhecido como Abu Ogogo, meia do Shrewsbury. No vídeo abaixo, da pra notar um dente voando da boca do jogador. Cullen confirmou depois da partida que o médico da equipe colocou o dente dentro de um copo de leite, pois o cálcio do leite ajuda a manter o dente vivo e saudável. O jogador foi levado para o hospital logo após o fim do jogo por um funcionário do Shrewsbury e teve o seu dente colocado no lugar.

Josh Cullen teve que tirar o seu calção, que estava sujo de sangue, e ficar só de cueca na beira do gramado esperando o roupeiro ir pegar um limpo no vestiário. O jogador contou que o auxiliar técnico Stuart Pearce encorajou o jogador a entrar no gramado sem calção mesmo, mas ele foi impedido pelo quarto ábitro. Seria uma cena ao menos engraçada.

 

SOL DE RACHAR

Outra cena que viralizou na internet foi quando um torcedor do West Ham jogou um boné para Joe Hart no primeiro tempo. Fazia um dia de muito sol e a luz batia diretamente no rosto do goleiro do West Ham. Na Inglaterra, não faltaram piadas com a cena: uns diziam que o torcedor que jogou o boné para o goleiro não precisa se preocupar, pois Hart usa Head & Shoulders e não tem caspa. Outros aproveitaram para alfinetar o goleiro e dizer que esse será o único ”cap” que ele conseguirá no ano (em inglês, ”cap” significa boné ou partida disputada pela seleção).

WENGER OUT

Talvez a maior zebra dessa fase da FA Cup tenha acontecido no último domingo no City Ground. O Nottingham Forest, que está apenas na 14ª colocação na Championship, venceu o Arsenal em casa pelo placar de 4-2 e avançou para a próxima fase da FA Cup. O lateral Eric Lichaj marcou dois gols e Ben Brereton e Kieran Dowell marcaram de pênalti. Pelo Arsenal, Mertesacker e Welbeck balançaram as redes.

Desde que Wenger assumiu o time em 1996, o time nunca tinha sido eliminado tão cedo da competição. Também foi a primeira vez que uma equipe de uma divisão inferior marcou quatro gols contra o Arsenal em uma partida de FA Cup desde o Hull City em janeiro de 1908.

O MELHOR AMIGO DO HOMEM

Eric Lichaj, lateral norte-americano do Forest, foi prometido pela sua esposa Kathryn que se caso ele marcasse um hat-trick em algum jogo durante o ano, ele poderia ganhar um cachorro. Lichaj marcou dois gols e até tentou bater um dos dois pênaltis que o Forest teve no segundo tempo, mas seus companheiros não deixaram e ele não completou o seu hat-trick. Mesmo assim, o lateral pediu no Twitter para que todo mundo mandasse fotos de cachorros para a sua esposa pedindo que Eric ganhasse um cachorro. E não deu outra: Kathryn se rendeu e deixou o marido pegar um cão.

Na última terça-feira, Eric postou nas redes sociais a foto dele com seu novo cachorro, que foi chamado de ”Gunner”, o apelido do Arsenal.

SEMPRE OLHE PELO LADO BOM DA VIDA

A ArsenalFanTV é um famoso canal no YouTube em que torcedores do Arsenal são entrevistados após as partidas. O canal ”bomba” toda vez que o Arsenal perde, quando torcedores de todos os times vão assistir as reações dos torcedores do Arsenal. Dessa vez um torcedor teve uma visão diferente sobre a derrota. Segundo ele, ”a performance do time foi muito ruim, porém a melhor parte disso é que eu sou cego e não pude ver nada”. Cada um tem o seu ponto de vista, não é mesmo?

ZEBRAÇA

Outra grande zebra dessa fase da FA Cup aconteceu no País de Gales. Newport County, da 4ª divisão, e Leeds United, da Championship, já haviam se enfrentado nessa temporada pela Copa da Liga, com vitória do Leeds por 5-1 dentro de casa. Dessa vez o confronto foi disputado na casa do Newport County, no País de Gales. O Leeds saiu na frente logo no começo do jogo, aos 9 do primeiro tempo com o defensor Gaetano Berardi. O resto da partida foi muito equilibrado, com 19 finalizações para o Newport, 17 para o Leeds e metade da posse de bola pra cada equipe. Aos 11 minutos da segunda etapa, o Newpot County empatou com um gol contra do zagueiro Conor Shaughnessy do Leeds, que chutou contra o próprio gol ao tentar cortar um cruzamento. Aos 44 do segundo tempo saiu o gol da virada do Newport: após um escanteio cobrado por Robbie Willmott, Shaun McCoulsky subiu alto e cabeceou para o fundo da rede. Antes do fim do jogo, o meia-atacante Samuel Sáiz do Leeds foi expulso após cuspir em um jogador do Newport. Ele pegou 6 jogos de suspensão.

MAESTRO

No mesmo jogo, esse policial, que é torcedor do Leeds, comandou o canto da torcida. Olha só:

DUPLA ON FIRE

Um dos confrontos mais interessantes dessa fase aconteceu no Villa Park. O Peterborough United, que está na 9ª colocação da League One, a dois pontos de distância da zona dos playoffs, visitou o Aston Villa, 5º colocado da Championship. O Peterborough tem o artilheiro da divisão, Jack Marriott com 17 gols, e o líder em assistências, Marcus Maddison com 13. E foram justamente eles que fizeram a diferença: com dois gols de Marriott e duas assistências de Maddison, o Peterborough bateu Aston Villa fora de casa por 3-1 para a alegria dos seus quase 5,000 torcedores que foram ao jogo fora de casa. Na próxima fase, o Peterborough enfrentará o vencedor do confronto entre Leicester e Fleetwood Town.

Vários times estão atrás de Jack Marriott, que já marcou 23 gols nessa temporada. Entre eles, Leeds, Hull, QPR, Sunderland e o próprio Aston Villa.

Jack Marriott marcou dois gols na partida

♫ ”SACKED IN THE MORNING, YOU’RE GETTING SACKED IN THE MORNING…” ♪

Outra surpresa dessa fase da FA Cup veio da Ricoh Arena em Coventry. O Coventy City, que está na terceira colocação da League Two, a 4ª divisão inglesa, eliminou o Stoke City, da Premier League. O time da casa aproveitou a má fase do Stoke, que só havia vencido 2 dos últimos 12 jogos, e venceu por 2-1 com gols dos defensores Jordan Willis e Jack Grimmer. A torcida do Coventy City não perdoou o técnico Mark Hughes do Stoke, que estava sob muita pressão por causa dos últimos resultados: antes mesmo da partida, o estádio inteiro cantava ”você será demitido pela manhã, demitido pela manhã, você será demitido pela manhã!”. Na verdade os torcedores estavam errados, pois Mark Hughes foi demitido logo após o jogo, na mesma noite da partida.

EXPULSÃO EXAGERADA?

No duelo entre o primeiro colocado da Championship e o último da Premier League, Wolverhampton Wanderers e Swansea City ficaram somente no 0-0. A partida ficou marcada por duas expulsões, a do português Rúben Vinagre dos Wolves e a do holandês Leroy Fer do Swansea. A de Fer gerou bastante discussão, pois muita gente achou que foi exagerada e que o jogador devia ter levado apenas o cartão amarelo. Essa também foi a decisão da Federação Inglesa, que resolveu tirar o cartão vermelho do jogador. Confira o lance:

PROGRAMA FAMILIAR

Um time que está indo muito bem nessa temporada é o Luton Town, líder da 4ª divisão inglesa com o melhor ataque e o artilheiro da competição, o atacante Danny Hylton, que tem 15 gols. Nessa fase da FA Cup o time fez a longa viagem até o Norte da Inglaterra para enfrentar o Newcastle. A equipe da casa venceu por 3-1 com dois gols de Ayoze Pérez e um de Jonjo Shelvey. O Luton Town descontou com Danny Hylton, que chegou ao seu 17º gol na temporada.
A partida também ficou marcada pelo encontro entre os irmãos Olly Lee e Elliott Lee do Luton com a equipe do Newcastle. O pai deles, Rob Lee, jogou por 10 anos de sua carreira no Newcastle United, entre os anos de 1992 e 2002. Segundo Rob, foi um sonho se tornando realidade os seus filhos enfrentarem o Newcastle. Mais de 40 membros da família Lee foram em um ônibus desde a casa de Rob Lee em Hornchurch, perto de Londres, até Newcastle acompanhar a partida.

Olly, Rob e Elliot, em ordem

PRÓXIMA FASE

Alguns jogos de replay ainda têm que ser disputados, mas os confrontos da próxima fase da FA Cup já foram sorteados. Entre os confrontos mais interessantes, Tottenham e Manchester United enfrentarão Newport County e Yeovil Town, respectivamente, ambos da 4ª divisão. Confira todos os confrontos abaixo:

QUASE DEU

Pela primeira partida da semifinal da Copa da Liga Inglesa, o Bristol City foi até o Etihad Stadium para enfrentar o poderoso Manchester City. Fazendo um jogo duro e apoiado por quase 8,000 torcedores, o Bristol City abriu o placar aos 44 do primeiro tempo com um gol de pênalti do atacante Bobby Reid. No segundo tempo Kevin De Bruyne empatou a partida e, mesmo tendo um bom time e não ficando somente na retranca, o Bristol City levou a virada somente aos 47 do segundo tempo, com um gol de cabeça de Sérgio Aguero.

Mas o time da Championship ainda tem a chance de reverter o placar no dia 23 de janeiro, quando receberá a equipe do Manchester City no Ashton Gate Stadium. Vale lembrar que o Bristol City tem o melhor ataque da competição e já eliminou quatro equipes da Premier League nessa edição da Copa da Liga: Watford, Stoke, Crystal Palace e Manchester United.

EMPATE TARDIO

Pela Southern Football League Premier Division, uma das ligas que compõem a 7ª divisão inglesa, Slough Town e Hereford FC se enfrentaram no último sábado. Esse foi um confronto interessante, pois colocou em frente dois dos times non-league que foram mais longe nessa edição da FA Cup. Ambos foram eliminados por times da terceira divisão: o Slough pelo Rochdale o Hereford pelo Fleetwood. Um bom público de 1,561 torcedores assistiram a partida entre os dois clubes que estão na parte de cima da tabela. Após um primeiro tempo sem gols, o Slough Town abriu dois gols de vantagem logo no começo da segunda etapa, com gols no 1º e no 5º minuto. O jogo continuou assim até os últimos minutos e parecia que o time da casa iria vencer tranquilamente, principalmente após o Hereford ficar com apenas 10 jogadores em campo quando o atacante Eliot Richards saiu lesionado. E foi aí que a reação começou: aos 48 minutos do segundo tempo, o capitão Jimmy Oates marcou um belo gol com um chute no ângulo para diminuir a vantagem e e três minutos depois, aos 51 minutos da segunda etapa, Keyon Reffell marcou o gol de empate do Hereford FC, para a alegria das centenas de torcedores do Bulls que viajaram para assistir a partida

Com o empate, o Slough ficou na 6ª colcoação, uma posição antes da zona dos playoffs, com 44 pontos. Já o Hereford está na 3ª colocação com 56 pontos, somente dois pontos atrás do líder King’s Lynn Town. A boa notícia pra as duas equipes é que ambas estão com menos jogos disputados: o Hereford tem 3 jogos a menos que seus adversários e o Slough tem 5 jogos a menos que seus concorrentes diretos.

O empate também marcou a continuação de uma sequência incrível do Hereford: o time não perde uma partida da liga fora de casa desde agosto de 2015. São 51 partidas sem derrotas fora de casa!

O time do Hereford, em branco, comemora o empate na frente de seus torcedores

INVASÃO ALEMÃ

Nessa época do ano o futebol alemão para por cerca de um mês por causa do inverno. O futebol inglês, no entanto, continua a todo vapor. Por isso, o Magdeburg, clube da 3ª divisão alemã, marcou um amistoso contra o Bolton, da Championship, para a última segunda-feira na Inglaterra. Acontece que os torcedores da equipe alemã não estavam satisfeitos e resolveram ir acompanhar o seu time, mas acabaram não assistindo somente a partida conta o Bolton: no sábado, cerca de 200 torcedores do Magdeburg foram ao País de Gales e assistiram a vitória do Wrexham em cima do Torquay United por 4-0 pela 5ª divisão inglesa. Um dia depois, no domingo, eles visitaram o FC United of Manchester, da 6ª divisão inglesa, na partida em que derrotaram o Southport por 1-0.

Finalmente chegou segunda-feira, o dia da partida contra o Bolton. Essa partida na verdade nem seria aberta para o público, porém a alta procura por ingressos da torcida do Magdeburg fez com que os ingressos fossem vendidos. Pelo menos 1,500 torcedores alemães fizeram a festa dentro do Macron Stadium em Bolton e viram o seu time vencer os donos da casa por 3-2.

TALENTO QUE VEM DE FAMÍLIA

Olha só esse belo gol marcado por Kane Ferdinand, do Woking, no empate por 4-4 com o Maidstone pela 5ª divisão inglesa. Kane é primo do lendário zagueiro Rio Ferdinand.

ESTREIA DE GALA

O atacante Reuben Reid, de 29 anos, é o novo reforço do Forest Green Rovers, da 4ª divisão inglesa. Logo na sua primeira partida, ele marcou esse golaço na vitória por 1-0 sobre o Port Vale que ajudou a tirar o seu time da zona de rebaixamento. Que estreia!

PERDA IMPORTANTE

A temporada do Sunderland não está sendo nada boa. Último colocado na Championship e eliminado da FA Cup pelo rival Middlesbrough, o time acaba de perder Lewis Grabban, o seu artilheiro na temporada. Ele marcou 12 gols até essa metade de temporada, porém foi chamado de volta para o Bournemouth, time pelo qual estava emprestado. A ideia do Bournemouth é vender o atacante. Vários clubes já estão interessados, todos da Championship: Cardiff City, Wolverhampton, Fulham e possivelmente o Aston Villa.

TORCIDA DA SEMANA

Essa foi difícil. Em rodada de copa muitas torcidas se destacam, principalmente por causa dos grandes jogos fora de casa e pelo maior número de ingressos destinados ás torcidas visitantes. Tivemos quase 8,000 torcedores do AFC Wimbledon no Wembley para a partida contra o Tottenham, cerca de 7,500 do Burnley e 8,000 do Bristol City no Etihad Stadium, cerca de 4,400 torcedores do Sunderland em Middlesbrough, quase 5,000 do Peterborough no Villa Park, pelo menos 5,300 do Southampton contra o Fulham e 8,000 do Everton no clássico contra o Liverpool

Porém escolhemos a torcida do Luton, que fez a maior viagem entre todas. Cerca de 8,000 torcedores foram até Newcastle, viajaram 750km (somando a ida e a volta) e não pararam de cantar mesmo perdendo por 3-0 ainda no primeiro tempo (a torcida está ocupando toda essa parte do anel superior que aparece na foto)

GOLAÇO DA SEMANA

O segundo gol marcado por Eric Lichaj na vitória do Nottingham Forest sobre o Arsenal por 4-2 foi esse golaço, que leva o prêmio de gol mais bonito da semana!

JOGADOR DA SEMANA

Um gol, um golaço e um cachorro, não podia ser outro: Eric Lichaj é o jogador da semana!

Postado por Eduardo Werner De São José dos Pinhais - PR, tem 17 anos e estuda Relações Internacionais. Fã do futebol inglês e escocês, torce para Atlético Paranaense e Manchester United