Olhar 4-3-3: Luka Jovic
21 de novembro de 2018
Categoria: Olhar 4-3-3

 

A Bundesliga é uma das melhores ligas para jogadores jovens se desenvolverem. A filosofia dos clubes de investirem em suas categorias de base favorece o ingresso nos profissionais dos jogadores formados no clube, por isso é comum vermos destaques bem jovens. Mas essa facilidade de lidar com jovens não se restringe apenas aos pratas da casa. Os clubes acabam buscando, geralmente por empréstimo, jogadores de times de outras ligas.

E são negócios que acabam sendo bom para todos: os times alemães conseguem bons jogadores, proporcionam espaço para jogarem e se desenvolverem e os próprios times que emprestam se beneficiam recebendo jogadores mais prontos ou conseguindo bons negócios com vendas dos mesmos. Um desses casos é o de Luka Jovic, que está emprestado pelo Benfica ao Eintracht Frankfurt e vem conseguindo grande destaque.

Luka Jovic é sérvio, tem 20 anos e sua carreira no futebol se iniciou no Estrela Vermelha. Ficou na equipe de Belgrado até 2016, teve uma breve passagem pelo Apollon Limassol até ser contratado pelo Benfica. Pelos encarnados jogou mais pelo time B, sendo emprestado para o Frankfurt em 2017.

Jovic é atacante e joga majoritariamente de centroavante, mas pode jogar em outras funções do ataque, como ponta e segundo atacante. Apesar de ter apenas 1,81m de altura, o que é uma estatura baixa para centroavantes, Jovic consegue ir razoavelmente bem pelo alto por ter uma boa impulsão. Mas o sérvio se destaca mesmo é com a bola nos pés, tendo uma ambidestria nítida, ele consegue trabalhar bem com os dois pés, tanto que, mesmo sendo destro, marcou mais gols com a esquerda até este momento da temporada, com destaque para o doblete contra o Schalke e três dos cinco gols marcados na histórica atuação contra o Fortuna Düsseldorf.

Além disso, também demonstra capacidade de ajudar na construção das jogadas saindo da área para participar dos lances, seja com passes, dribles ou fazendo o pivô. Mas o destaque maior é para seu instinto artilheiro, que é favorecido pelo seu senso de posicionamento e leitura de jogo, que permite estar em boa situação para receber a bola. Esse é Luka Jovic, que surge com potencial para ser um grande atacante no futuro.

Na atual temporada, vale destacar, atuou 18 vezes, tendo marcado 12 gols e concedido duas assistências. De acordo com a imprensa internacional, os números já o colocaram na mira de times como Barcelona, Liverpool e Bayern de Munique. 

Bom nome para o Modo Carreira?

De acordo com o Sofifao sérvio que inicia o jogo com 76 de overall tem 84 de potencial – seu passe vale 11 milhões de euros. Veja os atributos clicando aqui.

FICHA TÉCNICA

Nome: Luka Jovic

Data de nascimento: 23/12/1997

Altura: 1,81m

Nacionalidade: Sérvio

Pé preferido: Ambidestro

Clube atual: Eintracht Frankfurt (Emprestado pelo Benfica)

Principais atributos: Finalização, posicionamento, leitura de jogo

Principal ponto negativo: Baixa estatura para um centroavante

Postado por Wallas Vieira Técnico em Edificações, cursando Administração. Torcedor de Flamengo e Liverpool. Fã da intensa Premier League e do tático campeonato italiano. Gosta de táticas, crônicas e número sobre o futebol.