• O Brasil já conquistou uma Copa do Mundo neste ano; entenda
    1 de julho de 2018
    Categoria: Entrevistas
    Resultado de imagem para pro clubs

     

    O Brasil busca o hexacampeonato na Rússia e enche seu povo de esperança a cada passo dado rumo a conquista tão sonhada do mundial. Entretanto, nos gramados virtuais, este troféu veio no final do mês passado. A seleção brasileira foi campeã da Copa do Mundo ITFA de ProClubs, um dos modos mais jogados do game de futebol mais popular do mundo, o FIFA.

    Conversamos com o presidente da IESA Brasil, Leonardo Villas Boas, e esmiuçamos tudo a respeito da inédita conquista brasileira.

    Confira na íntegra:

    1. Para começar, explique um pouco ao leitor sobre a IESA Brasil e seu significado, como surgiu? Qual o objetivo? Quais são as maiores realizações? Como participar?

    IESA significa INTERNATIONAL E-SPORTS ASSOCIATION. Ela começou na Argentina e aos poucos foi migrando para outros países como Venezuela, Uruguai e Brasil. No PS4 ela também organiza campeonatos com países como Equador, Bolívia, Peru, Paraguai, Colômbia, Chile e outros, porém a matriz é na Argentina e as filiais de fato são Brasil, Venezuela e Uruguai. Eles organizam campeonatos nacionais e internacionais. Os internacionais são feitos em parceria com o CSVP e ITFA, duas organizações independentes que são responsáveis por realizar campeonatos nacionais e internacionais em todos os continentes. Porém, no Xbox só existe a IESA BRASIL.

    Esta, surgiu a menos de 1 ano (aproximadamente 6 meses), antes nós nos chamávamos de CBFV (Confederação Brasileira de Futebol Virtual), porém como a IESA não tinha nenhuma filial no Brasil, achamos interessante essa parceria onde nós pudéssemos ser a ponte da IESA por aqui. Hoje, somos a maior organizadora de campeonatos ProClubs (11vs11) na plataforma do PlayStation 4, e estamos caminhando para o mesmo rumo também no Xbox.

    A maior realização da IESA foi o primeiro campeonato presencial realizado na América Latina de 11vs11 durante a Argentina Game Show, que é uma feira de games.  O campeonato contou com o patrocínio da Coca-Cola, onde 8 clubes se enfrentaram. Apenas um clube era brasileiro (Dai Dai Gaming) e eles levaram 12 atletas para o evento. A premiação foi de 30 mil pesos argentinos (cerca de 6mil reais. O torneio acabou marcando a característica pioneira que a IESA tem. Aqui está o link da matéria do evento na ESPN: http://www.espn.com.br/noticia/735794_fifa-18-competicao-argentina-de-pro-clubs-tera-representante-brasileiro

    Pra participar da IESA BRASIL, basta entrar no nosso site (11vs11.com.br), se cadastrar e dali em diante iniciar sua carreira no mundo do ProClubs. Lá você pode ser tanto jogador, quanto manager de clube. Dentro do próprio site os managers dos clubes tem a opção de criar sua página oficial do clube, com suas notícias, vídeos, links, resultados, estatísticas e muito mais. Nosso objetivo é fornecer da melhor forma possível, campeonatos de ProClubs e ajudar os clubes a construírem suas carreiras no mundo do E-Sports. Dentro da IESA BRASIL, temos clubes que são representados por agremiações oficiais do cenário brasileiro, como o Furacão eSports (Atlético Paranaense), Tigres eSports (Criciúma EC), Doze FC (Doze FC), e outros clubes que também representam de uma forma não oficial.

    2. O Pro Clubs é um modo que os fãs alegam que a EA acabou por deixar de lado, com o sucesso do Ultimate Team e da Jornada com Alex Hunter, vocês concordam? O modo realmente carece de inovação?

    O ProClubs infelizmente ainda não gera lucros para EA. Com isso, nós sentimos bastante a falta de incentivo por parte da produtora. Durante grande parte desta temporada fomos prejudicados pelo fato do jogo não estar funcionando de forma correta. Durante quase 5 meses todos os campeonatos de ProClubs estiveram parados devido a uma falha no modo. O sistema de “Amistosos” não estava funcionando de forma correta, quando quando uma partida era encontrada, os jogadores acabavam sendo desconectados da mesma. Tudo isso gerou uma grande insatisfação e transtorno dentro de nossas comunidades, e pedíamos com urgência para que a EA lançasse pelo menos um patch onde corrigisse isso. Felizmente foi lançado, mas quase depois de 5 meses de problemas.

    O fato do UT ser muito popular e gerar bastante receita faz de fato com que o nosso modo seja posto de lado. Mas nós defendemos a ideia de que a melhor simulação de futebol real não é o UT, e sim o ProClubs, onde 11 jogadores reais entram de cada lado em uma posição específica, simulando assim um jogo de futebol verdadeiro. Durante o tempo em que os Amistosos não funcionavam direito, nós da IESA e outras organizadoras parceiras lançamos diversas campanhas no Twitter e em outras mídias sociais com a hashtag #ProClubsExiste e tivemos alto alcance com a campanha.

    3. Oque é a ITFA? Com o que contribuem?

    ITFA significa INDEPENDENT TELEFOOTBALL ASSOCIATION. É uma das maiores organizadoras de campeonatos internacionais de ProClubs, tendo alcance em praticamente 80% do mapa mundial. Nós participamos dos campeonatos Mundiais e Copa America pela ITFA.

    Resultado de imagem para ITFA

    A organização por trás do torneio.

    4. Como vocês selecionaram os convocados para seleção brasileira? Como foi feita a seleção e a peneira entre os jogadores?

    A história é bem interessante. A exatamente sete dias para começar a ITFA World Cup 2018, eu (Léo) recebi uma mensagem de um dos administradores da IESA, dizendo que a ITFA XBOX estava desejando que o Brasil tivesse um representante oficial na plataforma e participasse do Mundial. No mesmo dia um dos representantes da ITFA XBOX, Ru Montana, entrou em contato comigo e expressou o desejo de me ver como este representante do Brasil, devido a minha experiencia prévia no comando da Seleção Brasileira pela iFVPA (VPN BRASIL) que é outra organizadora na plataforma. Eu aceitei, mas pela euforia em representar o Brasil pela primeira vez na IESA BRASIL – Xbox, eu não me dei conta de que o torneio começava em 7 dias. No dia seguinte eu me reuni com meu braço direito da IESA BRASIL – XBOX, o William, e começamos a traçar o planejamento para o torneio.

    Tínhamos apenas seis dias pra selecionar os 23 jogadores, treinar e dar início ao torneio. A pressão era absurda, e cresceu ainda mais após o vazamento da pré-lista dos convocados. A comunidade de ProClubs no Xbox é composta por excelentes jogadores, e é sempre muito difícil convocar apenas 23 dentre as mais de 50 opções ótimas.

    Para ser justo, eu e William selecionamos os 23 jogadores baseados no RANKING oficial da IESA BRASIL XBOX. Nós estudamos minuciosamente os jogadores da primeira e segunda divisão e os players do ranking geral. Na IESA BRASIL não temos a prática de selecionar jogadores que não participam de nossos campeonatos. Então escolhemos aqueles que tiveram os melhores números gerais em nossas competições. Após selecionar os 23 na terça-Feira, tivemos apenas dois dias de treinos, na quarta e na sexta, 48 horas antes do torneio começar, dali em diante o resto é história.

    5. Se um jogo de campeonato perde sua conexão no meio da partida, o que acontece? Qual é o procedimento?

    Na IESA temos uma regra de que cada equipe pode dar sair da partida de forma voluntaria apenas uma vez durante os 10 minutos iniciais in-game. Qualquer equipe que sair após esta brecha, será aplicado o WO. Entrentato, sabemos que os servidores da EA não são os melhores do mundo, e há casos de que toda uma equipe acaba sendo “quicada” da partida devido a falhas de conexão com o servidor. Diante disto, nós pedimos que as equipes comecem um novo jogo e joguem apenas o equivalente ao tempo restante que havia quando aconteceu o problema de conexão. Se uma equipe inteira “caiu” aos 50 minutos de jogo, as equipes irão jogar mais uma partida de apenas 40 minutos, e assim por diante.

    6. Entre os fãs de consoles, há uma enorme rivalidade entre PS4 e XboxOne. Se tratando apenas de torneios minimamente organizados, qual das duas plataformas é mais desenvolvida e por que?

    Existe de fato uma grande rivalidade entre XB1 e PS4. Se tratando de torneios de ProClubs, a plataforma do PS4 se mostra mais desenvolvida. Existem mais organizadoras de ProClubs, que inclusive já premiam seus campeonatos a muito mais tempo do que no Xbox, as equipes já trabalham de forma mais profissional a bastante tempo e a comunidade do PS4 também é composta por jogadores mais velhos e maduros. Entretanto, a comunidade do XBOX tem equipes e jogadores de um nível fantástico. Pouco tempo atrás houve um êxodo de equipes e jogadores do XB1 que foram para o PS4, e em pouco tempo esses mesmos clubes e jogadores acabaram se destacando.

    Resultado de imagem para xbox one x ps4

    Eterna rivalidade.

    7. Recentemente, foi divulgado que a UCL estará presente na próxima edição do FIFA, já que o PES perdeu a licença do torneio. O quão grande esta a expectativa da IESA para o novo jogo?

    Para nós, amantes de FIFA, essa é uma notícia que nos dá muita euforia, por muito tempo nós esperamos por este momento. Nós da IESA estamos muito empolgados com este novo modo de jogo e ao mesmo tempo também estamos empolgados com as possíveis novidades que teremos para o ProClubs no FIFA19.

    8. Em contrapartida, é nítido a queda vertiginosa que vem sofrendo a franquia da Konami. Isso pode ser prejudicial para competitividade? A EA está muito acomodada sem concorrência que a faça melhorar?

    Esse é justamente um comentário que eu faço aos meus amigos sobre essa briga entre EA x Konami. O enfraquecimento da empresa japonesa pode acabar gerando um certo acomodamento por parte da EA. Tem muitos anos a EA já está na frente da Konami, já sofremos com essa falta de competitividade a pelo menos uns 3 anos. Sem essa isso, a EA acaba por ficar bastante tranquila em não atender os pedidos de seus consumidores, porque não há rivalidade com mais ninguém. A competitividade entre eles é extremamente benéfica para nós consumidores, porque assim podemos sempre exigir o melhor.

    9. Qual foi a sensação e o quão importante é, ter ganho a copa do mundo da ITFA?

    A sensação de ser campeão Mundial ITFA pela IESA é gigante! Pela primeira vez na história do Xbox, uma seleção brasileira leva algum título internacional. É um marco histórico na plataforma e na IESA em si. O título não poderia vir em melhor hora e de melhor forma. Enfrentamos não só equipes de outros países, mas também o nosso maior rival, o temido “delay”, pelo fato de sermos de servidores e continentes diferentes. Fomos criticados por muitos no começo, mas resultado após resultado a gente demonstrava nossa força. Nosso planejamento inicial era não passar vergonha na fase de grupos, mas após excelentes resultados, fomos acreditando. Batemos seleções favoritas de forma convincente. França, México, Inglaterra, nenhuma conseguiu igualar nosso futebol.

    A final foi um grande jogo. Tivemos os nossos dois jogos da decisão narrados pela Insonia Games, do meu amigo Alex Viper, e enfrentamos a forte candidata Tunísia. No primeiro jogo jogamos em casa com a conexão do servidor ao nosso favor. Porém, não conseguimos implementar nosso estilo de jogo como nas outras partidas e vencemos por um placar magro de 2×1. A volta foi difícil, já estávamos abatidos com uma provável derrota, pois não somente a vantagem era super pequena, como também dessa vez o jogo foi na casa deles e a conexão favorecia aos tunisianos. Graças ao espirito guerreiro dos nossos jogadores conseguimos segurar a partida em 0x0 e soltar o grito. Tivemos mais de 500 visualizações na live, pela página do Insonia Games e pelo nosso site 11vs11.com.br, onde transmitimos todos nossos jogos.

    A sensação é de dever cumprido, meta mais do que batida, pioneirismo. Só tenho a agradecer a todos envolvidos, e em especial ao William, meu grande parceiro de IESA, que deu total suporte e foi essencial na jornada deste título.

    10. Para terminar, quais são as metas da IESA para o futuro? O que vem por aí?

    A IESA é a maior organizadora de campeonatos ProClubs no PS4, e desejamos fazer o mesmo aqui no XB1. Estamos agora com inscrições abertas para nossa Copa do Brasil – Premium, onde as equipes pagam apenas R$30 (por equipe) para participar e tem a chance de fatura até R$1500 em prêmios. Para o FIFA19 já temos grandes planos, como conversas para iniciar campeonatos sul americanos, Libertadores, Mundial, Copa América entre outros. Tudo isso exclusivamente na IESA. Será um grande ano para nós e certamente para os clubes que participam de nossos campeonatos. Nosso objetivo, como sempre, será dar aos clubes (antigos ou novos) a oportunidade de construir uma carreira vitoriosa conosco nessa modalidade crescente que é o ProClubs.

    Imagem relacionada

    A nova edição do game promete para os amantes da modalidade.

    11. Foi um prazer! Faça suas considerações finais.

    É uma enorme satisfação estar aqui com vocês do Blog 4-3-3, e pra mim é uma honra poder servir como uma espécie de Porta-Voz para a comunidade do Xbox no ProClubs. Espero estar de volta em breve com as novidades que teremos para o FIFA19. Nós da IESA desejamos sorte no futuro crescente de vocês do Blog. Abraços e fiquem com Deus!

    Postado por Renan Castro Jovem de 22 anos, formando em administração, torcedor do Flamengo, natural do Rio de Janeiro e dono de três quadros: Vestindo o Futebol, Ícones Alternativos e Memória FC.