MODÃO CAIPIRA #13 – Pantera da Mogiana
12 de setembro de 2015
Categoria: 4-3-3 e Modão Caipira

O assunto de hoje no Modão é o Botafogo de Ribeirão Preto, um dos maiores e mais conhecidos do interior paulista. O Pantera, como é carinhosamente conhecido por sua torcida, foi fundado em 1918, oriundo da união de três times da Vila Tibério (bairro aonde foi fundado o Botafogo): União Paulistano, Tiberense e Ideal Futebol Clube. Os três uniram as forças, e deram origem à trajetória do Botafogo. O nome veio de uma das inúmeras discussões sobre a criação de uma nova agremiação no bairro, um dos membros teria dito: “Ou vocês definem logo o nome ou então ‘bota fogo’ em tudo e acabem com essa história…”.

Entre os maiores feitos do Botafogo, estão a Taça Cidade de São Paulo (que correspondia ao primeiro turno do campeonato paulista no ano de 1977). Fazendo a final contra o São Paulo, um empate em 0x0 e a melhor campanha deram o título para o Botafogo.

Mas, sem dúvida nenhuma, o ano de 2001, é um dos mais especiais para os torcedores do Fogão. Chegando a disputa da final do Campeonato Paulista, após bater a Ponte Preta nas semifinais. O adversário foi o Corinthians, que se sagrou campeão do torneio.

Aquele time formado por Doni, Chris (jogou por muitos anos na Alemanha), Leandro (fez sucesso por Corinthians e São Paulo), Luciano Ratinho (também passou pelo Corinthians), Robert, centroavante que chegou a passar pelo Palmeiras, e o comandante Lori Sandri, com certeza está guardado na memória dos torcedores que frequentam o Estádio Santa Cruz.

O Estádio Santa Cruz, que inclusive é um dos mais imponentes do interior paulista, é um dos trunfos do Botinha. Algumas vezes ainda é usado pelos grandes times da capital quando estes precisam pagar punições de mando de campo, e decidem jogar na cidade de Ribeirão Preto.

O Botafogo também já teve jogadores que passaram pela seleção ou que fizeram sucesso pelo Brasil e pelo mundo. Raí, Sócrates, Cicinho (grande passagem pelo São Paulo), Diego Alves (hoje na Espanha), Bordon, Marco Antonio Boiadeiro, Geraldão, foram atletas revelados pelo clube que já atuaram pela seleção brasileira. Também conta com passagens de ex-jogadores da seleção, como: Cesar Maluco, Mário Sérgio, Biro-Biro, entre outros. Este ano, teve a apagada passagem de André Santos, lateral esquerdo que teve ótima passagem pelo Corinthians, e que foi pego no exame antidoping na partida contra o São Bento.

Nos últimos anos, vem fazendo boas campanhas no Paulistão, sendo campeão do interior em 2010, e classificando para as quartas de final nas últimas 3 edições da competição. Este ano foi eliminado pelo Palmeiras nesta fase da competição, conseguindo a classificação para a Série D do Campeonato Brasileiro. Além disso, foi vice-campeão da Copa Paulista de 2014, perdendo a final para o Santo André.

Neste domingo (13/09) decidirá a classificação para a segunda fase da Série D, num confronto direto contra o Gama, a ser realizado na cidade de Ribeirão Preto. O Botafogo, comandado pelo treinador Marcelo Veiga joga pelo empate para se manter vivo no sonho de subir para a terceira divisão do futebol nacional.

TEXTO DE DANIEL HENRIQUE FUZATTO
Postado por Leonardo Tudela Del Mastre Natural de Sorocaba-SP, amante do futebol do interior paulista e torcedor de São Bento e Corinthians. Além do amor pelo interior, viciado no futebol como um todo. Formado em Processos Gerenciais pelo IFRS.