MEMÓRIA FC #21 – Os primeiros invencíveis
23 de novembro de 2016
Categoria: 4-3-3 e Memória FC
Não, eu não vou falar do Arsenal de 03/04.

Antes, muito antes, há mais de cem anos atrás, existiu um outro time invencível, a lenda que deu origem a lenda, o primeiro grande ato. Antes do nascimento de gigantes como Manchester United e Liverpool, veio o Preston North End.

Nos primórdios do esporte bretão ainda eram normais discussões que envolvessem a profissionalização ou não do futebol na Inglaterra, era algo como o debate de hoje sobre a inclusão ou não de tecnologia para auxílio do árbitro. Sendo assim, muitos consideravam a ideia de pessoas recebendo dinheiro para a prática do esporte um absurdo.

Sendo ilegal por muito tempo em vários locais, o profissionalismo só foi ser de fato aceito e legalizado como um todo, em 1885. E essa era a deixa para o primeiro time invencível da história da Inglaterra.

Em 1888 surgia, então, o primeiro Campeonato Inglês, o torneio contava com 12 equipes diferentes, eram elas:

Preston North End
Wolverhamptom
Blackburn Rovers
Aston Villa
Notts Country
Bolton Wanderers
WBA
Everton
Burnley
Derby Country
Stoke ( que depois viria a adicionar o City no nome)
Accrington F.C (extinto)

Esses foram os 12 clubes fundadores do que conhecemos hoje como Premier League.

O resultado da primeira temporada foi algo estupidamente arrasador, o PNE em 22 partidas ganhou 18 e empatou 4, não perdendo nenhum confronto em todo o torneio.

Fonte: Wikipedia

Isso significa 81% de aproveitamento, com 74 gols marcados e apenas 15 gols sofridos em 22 jogos tendo alcançado facilmente a marca de melhor ataque e melhor defesa da competição, o Preston North End é comprovadamente, o campeão inglês mais bem sucedido da história da terra da rainha.

Na época, foi acordado que a vitória valeria 2 pontos enquanto o empate contabilizaria 1 ponto para os clubes.

Assim terminou a liga. Fonte: O gol

Vai parecer impensável de primeira, nós sabemos, mas aquele time do PNE jogava em um estranho 2-3-5 montado pelo técnico William Sudell. Sim isso é um esquema tático. Levemos em conta o contexto totalmente diferente atestado pela diferença de décadas entre este texto e a época em questão, fica mais fácil compreender assim.

Como se já não bastasse, o clube do norte ainda emendou a FA Cup, também de forma invicta mas com um aditivo a mais: SEM SOFRER SEQUER UM GOL. Sim, foram 5 jogos até o título onde o time não viu sua rede balançar em nenhum momento, um absurdo. O primeiro Double da história, na primeira temporada regular da história da Inglaterra.

Ninguém nunca mais fez isso, até hoje, não de forma invicta assim.

Fonte: Wikipedia

Após este ano mais que perfeito, conseguiram mais um campeonato inglês logo no ano seguinte, dessa vez mais competitivo, travando uma batalha ponto a ponto com o Everton. A partir daí, o clube nunca mais voltou a levantar o caneco da liga nacional, tendo conseguido um segundo lugar em seis ocasiões diferentes. Infelizmente foi decaindo com o tempo, não dá as caras na primeira divisão desde 1961.

No Deepdale, estádio do PNE, um dos setores da arquibancada foi batizado de “Pavilhão dos Invencíveis”.

E depois de mais de um século, ainda se conta a lenda dos primeiros invencíveis da história.

Postado por Renan Castro 23 anos, administrador, torcedor do Flamengo, natural de Nova Iguaçu - RJ, fã de aviação e dono de três quadros: Vestindo o Futebol, Ícones Alternativos e Memória FC.