MEMÓRIA FC #09 – Olimpíadas do Mundo
4 de julho de 2015
Categoria: 4-3-3 e Memória FC
Existia futebol antes de existir a primeira Copa do Mundo!
E é com essa frase simples, óbvia e direta que começamos a história de hoje.
A maioria dos amantes de futebol não sabe por que o COI (Comitê Olímpico Internacional) só admite a convocação de jogadores abaixo dos 23 anos para as competições olímpicas, com a exceção de 3 jogadores livres a escolha de cada país. Pois bem, essa regra ou o processo embrionário dela começou nas Olimpíadas de 1936, com as duas primeiras Copas já disputadas, a FIFA não queria que a modalidade continuasse a trazer seleções profissionais de todo o mundo para a disputa da medalha de ouro olímpica, pois tinha receio de que o ouro olímpico ganhasse mais valor e representatividade que um título de Copa do Mundo.
Portanto os jogos olímpicos de 1936 contaram apenas com seleções amadoras e foi assim até o ano de 1984 nos jogos de Los Angeles, quando o COI percebeu que o público estava começando a perder o interesse e que se formava um “monopólio” de seleções do leste europeu, pois lá os jogadores não eram considerados profissionais na teoria, porém jogavam em clubes de nível mundial e competiam na seleção principal, enquanto seleções do ocidente vinha com jogadores realmente amadores. A manobra era chamada de “amadorismo de fachada”. Devido a esses fatores, decidiram permitir que jogadores profissionais de fato pudessem ser convocados para os jogos, a FIFA não satisfeita com isso pelo motivo já citado anteriormente, entrou em um acordo com o COI de que só poderiam ser chamados para as olimpíadas jogadores que não tivessem participado de Copa do Mundo, com essa medida a maioria dos países traziam apenas jovens talentos.
A partir de 92 surgiu essa regra que é vigente até hoje, apenas jogadores abaixo de 23 anos, sendo 3 jogadores de qualquer idade por equipe, e o torneio acabou se tornando uma continuidade das competições de base da FIFA o Sub-17 e  Sub-20.
Agora, vamos falar sobre antes de 1936.
Não existia nenhum tipo de campeonato que pudesse reunir todas as melhores nações do planeta em um só lugar até o começo do século XX, quando o futebol foi incluído nas olimpíadas de Paris em 1900 (sim, 1900), o ouro ficou com a seleção britânica que voltaria a vencer em 1908 e 1912, enquanto a seleção da casa ficou com a prata. Canadá e Bélgica venceram as edições de 1904 e 1920 respectivamente .
A partir do título belga, começou a surgir uma força bastante competitiva da América do Sul, vestia azul bem claro da cor do céu e foi apelidada de celeste olímpica, apelido esse que dura até os tempos de hoje, era o Uruguai.
A celeste olímpica encantou o mundo inteiro com um futebol vistoso e ofensivo, acabou vencendo duas vezes seguidas as olimpíadas, inclusive venceu a ultima olimpíada disputada com seleções principais, isso qualificou a celeste a ser sede da primeira copa, a qual também venceu em 1930, não fosse por rebeldia poderia ter vencido a copa de 1934 e de 1938, porém se recusou a participar em retaliação as principais seleções europeias que não vieram ao Uruguai em 1930.
Porém até hoje no Uruguai, muitos consideram as olimpíadas pré- 1930 como mundial, podem notar as 4 estrelas na camisa da celeste, é em alusão aos dois títulos olímpicos juntamente com os títulos de Copa do Mundo.
Obviamente, a FIFA não reconhece e provavelmente nunca iráreconhecer como mundial os títulos olímpicos pré-Copa, entretanto analisem as seleções participantes dos títulos Uruguaios e façam um comparativo com as seleções das duas primeiras copas.
Olimpíadas 1924: Espanha, Itália, Turquia, Tchecoslováquia, Lituânia, Suíça, Estados Unidos, Uruguai, Estônia, Iugoslávia, Hungria, Polônia, Holanda, Romênia, França, Letônia, Bulgária, Irlanda, Luxemburgo, Egito, Bélgica e Suécia.
Olimpíadas 1928: Chile, Portugal, Luxemburgo, Bélgica, Alemanha, Suíça, Turquia, Egito, França, Itália, Iugoslávia, Espanha, México, Holanda, Uruguai, Argentina e EUA.
Copa 1930: França, Brasil, México, Iugoslávia, Uruguai, Romênia, Peru, Chile, Estados Unidos, Paraguai, Bolívia, Bélgica e Argentina.
Copa 1934: Itália, Estados Unidos, Brasil, Espanha, Áustria, França, Hungria, Egito, Tchecoslováquia, Romênia, Holanda, Suíça, Alemanha, Bélgica, Suécia e Argentina.
Preciso destacar que em ambas as competições as equipes eram as equipes principais, seria o povo uruguaio louco ou consciente ao dizer que as olimpíadas tinham o mesmo peso de uma Copa do Mundo?
Na época era A GRANDE competição mundial entre seleções no futebol, muito por isso até hoje não é permitido convocar os times principais para a disputa das olimpíadas, imaginem uma copa a cada dois anos?

 

Poderíamos chamar de Olimpíadas do Mundo.
 
 
Postado por Renan Castro 23 anos, administrador, torcedor do Flamengo, natural de Nova Iguaçu - RJ, fã de aviação e dono de três quadros: Vestindo o Futebol, Ícones Alternativos e Memória FC.