MEMORIA FC #06 – Copa dos Campeões Mundiais
16 de maio de 2015
Categoria: 4-3-3 e Memória FC
Já imaginaram um torneio especial apenas com os clubes brasileiros que já foram campeões do mundo? Não?
No dia 04 de Julho de 1995 no estádio do Mané Garrincha foi realizado o primeiro jogo da Copa dos Campeões Mundiais, organizado pelo SBT (sim o SBT já passou futebol na sua programação) com a participação de todos os clubes campeões mundiais até então : Santos 62-63, Grêmio 83, São Paulo 91-91 e Flamengo 81. O jogo foi entre Grêmio e Flamengo e terminou 2×0 pro Grêmio com dois gols da lendas dos cabeceios Jardel, com direito ainda a expulsão de Branco.
Desconsiderem taça rio como mundial, até porque em uma discussão séria um campeonato como esse nunca seria alçado a tal patamar, aos tricolores e palmeirenses, sejam sensatos por favor, a copa dos campeões mundiais foi realizada entre 95 e 97, contando com três edições, acontecia no intervalo entre o fim dos estaduais e o começo do brasileirão, que na época era mata-mata, então a folga entre as datas do término do estadual para o começo do nacional eram bem maiores do que é hoje em dia.
O torneio tinha exclusividade para o SBT, visto que era patrocinado pelo mesmo, saudades de quando a GLOBO e suas filhas (sportv, pfc) não monopolizavam as coisas nesse país. Mesmo de caráter amistoso e não oficial, a copa teve grandes jogos como os 4×2 do Flamengo em cima do Grêmio em 97.
Entre os 3 anos que foi disputada, a copa teve apenas 2 campeões, o bicampeonato do São Paulo em 95 e 96 e por fim o título do Flamengo na ultima edição em 1997.
A formula de disputa era bem simples, todas as equipes se enfrentavam entre si em turno único e no fim as duas melhores iriam para a final em jogo único, lugares como Brasília, Mato Grosso costumavam sediar os jogos. Ao todo a copa teve 21 jogos, com 44 gols gols marcados tendo uma média de 2,10 gols por jogo.
No fim de 2014 foi especulada a volta da Copa dos Campeões Mundiais de forma que sirva como torneio amistoso de pré temporada e possa usar alguns estádios que foram construídos para a copa e não estão sendo usados regularmente, juntaria o útil ao agradável, agora é esperar pra ver.
De fato é uma história bastante curiosa e que provavelmente muita gente nunca tinha ouvido falar, uma copa no Brasil só com campeões mundiais e ainda por cima televisionada pelo SBT? Volta anos 90!
Postado por Renan Castro 23 anos, administrador, torcedor do Flamengo, natural de Nova Iguaçu - RJ, fã de aviação e dono de três quadros: Vestindo o Futebol, Ícones Alternativos e Memória FC.