De Jack Sparrow a personagem 3D: conheça o Pirata FC, que mudou de escudo ao garantir vaga na Série A do Peru
3 de dezembro de 2018
Categoria: 4-3-3 e Futebol e Internacional

 

A Copa do Peru é reconhecida em toda a América do Sul por seu formato. Com clubes amadores na disputa, o torneio dá vaga na elite nacional ao grande vencedor da competição. Nesta edição, um time em especial chamou muita atenção. Mesmo campeão, o Pirata FC ganhou destaque por outro motivo: seu escudo e uniforme. 

Em uma arte no mínimo questionável, o clube levava o personagem Jack Sparrow, interpretado por Johnny Depp no filme Piratas do Caribe, da Disney. Não contente em colocar a figura no emblema, o clube também estampava a imagem no espaço destinado a um patrocinador master. As imagens, é claro, viralizaram pela internet.

O inusitado campeão da Copa do Peru.

Fundado em novembro de 2015, o Molinos El Pirata é do distrito de José Leonardo Ortíz, na cidade de Lambayeque. A ligação da equipe com piratas nada tem a ver com o filme da Disney. Tudo começou por conta de uma das empresas que apoiou o início do clube, a  G & B Molinos, produtora do Arroz El Pirata. Adotar de vez o “tema”, porém, ocorreu após o falecimento de Luis Guevara Bustamante, irmão de um dos presidentes da equipe. Usar do folclore em torno dos piratas foi uma espécie de homenagem.

A saga de Jack Sparrow, porém, já acabou. Com a exposição aumentando com a vaga nas fases finais da Copa do Peru, a direção do clube agiu rapidamente e resolveu alterar o escudo do clube. O medo de um processo por direitos de imagem resultou, então, na remodelação do pirata estampado no simpático emblema do clube.

As mudanças, porém, surtiram o mesmo efeito que o astro de Hollywood. Dessa vez em 3D, o clube apostou em um pirata bastante parecido com o personagem dos cinemas. Na internet, há quem compare a nova identidade do clube com avatares de jogos, como o famoso The Sims – game que simula a vida real em que os jogadores se “recriam” virtualmente.

 

Com um estádio que abriga sete mil torcedores, pouco investimento e pouca idade, o clube agora se prepara para competir no mais alto nível nacional. Por menor que seja a torcida da equipe de José Leonardo Ortiz, já é possível afirmar que simpatizantes espalhados pelo mundo não faltam. Gostando ou não de Piratas do Caribe ou The Sims, é difícil não gostar de uma história como essa.

A ‘bela arte’ já em ação na nova camisa do clube.

Sobre um possível processo da Disney por direitos de imagem, os torcedores do clube podem usar aspas do famoso filme para brincar com a situação: “Lembrem-se desse dia como dia em que vocês quase capturaram o Capitão Jack Sparrow”.

Mas, caro leitor, ATENÇÃO: embora tenha mudado de escudo, o clube ainda não desistiu e entrou oficialmente em contato com a Disney para pedir autorização do uso da imagem de Sparrow. Aguardemos os próximos capítulos. Qualquer que seja, o emblema, desejamos boa sorte nas próximas navegações.

Colaboração: Vito Villar. 

Postado por Andrew Sousa Formando-se em Jornalismo justamente pela paixão pelo esporte, sente enorme prazer em poder escrever sobre o que ama. Apaixonado por um bom domínio e alguns jogadores ruins, vive o futebol desde o primeiro dos seus vinte anos.