A Decadência de Um Time Sem Elenco
30 de setembro de 2013
Categoria: 4-3-3 e Futebol e Nacional

No começo do ano, o clube passava por desconfiança, salários atrasados, e principalmente um ataque em má fase, com Rafael Marques extremamente criticado, porém Oswaldo o manteve no time e ele se transformou num dos principais jogadores do elenco.
Oswaldo já enfrentou diversos problemas no ano, e esse time vem vencendo diversos obstáculos, e se reinventando cada vez mais. O técnico alvinegro, já teve que se virar por muitas vezes na temporada, e conseguiu renovar muito bem. Fellype Gabriel vinha jogando demais, foi vendido, e Oswaldo achou em Vitinho o reserva ideal. Vitinho não só fez a torcida esquecer Fellype, como virou o principal jogador do time, e para tristeza de Oswaldo, também saiu. Veio então Hyuri, que com muita estrela vem suprindo a saída de Vitinho, mas com todas essas saídas o time acabou perdendo muitos jogadores para a reposição

Podemos avaliar dois times do Botafogo, o time antes do Cruzeiro e depois do Cruzeiro, o Botafogo se mostra diferente depois da derrota para o time do Cruzeiro, um time que parece ter perdido a vontade de jogar, os jogadores não demonstram mais a mesma qualidade, jogadores como Seedorf, Lodeiro e Rafael Marques já não demonstram o mesmo estilo de jogo de uns tempos atrás.

Rafael Marques uma das apostas de Oswaldo
Mas o que pode ter ocasionado tal decadência no time carioca? Um time que ate um mês atrás era favorito a Copa do Brasil e ao Campeonato Brasileiro?

Vendo os atuais jogos do fogão podemos notar uma queda incrível de qualidade técnica do time, talvez por causa da sequencia de jogos, o que dificulta bastante o jogador a manter o seu nível de jogo, ate porque são seres humanos e não maquinas, o time tem que ter um ótimo preparo físico para que a carga de jogos não afete o desempenho dentro de campo.Mas alem disso também vem outro exemplo, como a falta de peças de reposição, claro que não é fácil substituir jogadores a nível de Seedorf e Lodeiro ate porque são jogadores que além de estarem em uma boa fase são diferenciados pela questão técnica. O Botafogo sofre muito quando um desses dois jogadores não esta em seu auge durante as partidas, Seedorf vem decaindo cada vez mais desde que perdeu o pênalti contra o Cruzeiro, Lodeiro já não mostra a mesma velocidade isso talvez pelo excesso de partidas que normalmente aumente a fadiga do jogador, outro que não está mostrando o que já mostrou é o atacante Rafael Marques, que está atuando como meia no time armado por Oswaldo, o jogador assim como todo time do Botafogo teve uma queda dramática de rendimento, talvez o único jogador que está mantendo um bom nível é o goleiro Jefferson.

Lodeiro e Seedorf os motores do Botafogo
Uma das alternativas que o técnico Oswaldo pode adotar é o revezamento dos jogadores, em alguns jogos utilizar apenas Seedorf e Lodeiro deixando Rafa descansando e assim intercalando o uso dos jogadores para que a fadiga não afete desempenho desses jogadores,falei apenas desses jogadores pois eles são os motores do time do Botafogo, mas não são apenas eles os culpados pela queda do Botafogo, o time todo como já falei parece estar desmotivado, abalado, ainda mais com o empate contra o Flamengo na Copa do Brasil, e cabe ao Oswaldo ajeitar o time para que volte a jogar para que não saia do G-4 e pior, acabe eliminado por um Flamengo que já demonstra uma melhora apesar de estar sem técnico.

O ponto mais positivo do fogão na temporada, é esse poder de renovar, perder, mas repor, e continuar jogando, porém, e agora? Oswaldo dará um jeito de voltar a jogar bem, conseguirá reinventar a maneira de jogar?
Postado por Douglas Dihl Veleda Futuro Matemático, apaixonado pelo Grêmio e torcedor do Chelsea. Acredita nos números sem abandonar as exceções.